Confiança do comércio registra seu maior índice desde 2019 Notícias
29
jul

Confiança do comércio registra seu maior índice desde 2019

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 5,1 pontos junho para julho, atingindo 101,0 pontos. Os dados são da Sondagem do Comércio feita pela Fundação Getulio Vargas (FGV), que coletou informações de 800 empresas entre os dias 1º e 23 do mês. O patamar do indicador é o maior desde janeiro de 2019, quando chegou a 102,3 pontos. Em médias móveis trimestrais, o Icom registrou a sua terceira alta seguida e cresceu 5,6 pontos.

De acordo com a FGV, o Índice não era registrado acima de 100 pontos desde 2019.  “Os empresários do setor continuam observando melhora no ritmo de vendas, e nesse mês, as expectativas com os próximos meses também voltaram a melhorar. A manutenção dos resultados positivos do setor depende do avanço no programa de vacinação e da melhora da confiança dos consumidores. Um cenário que ainda contém riscos e que carece da recuperação do mercado de trabalho”, avaliou a entidade em nota.

O mês de julho trouxe melhora na confiança em todos os seis principais segmentos acompanhados pela Sondagem. O Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 4,5 pontos, totalizando 108,7 pontos. Já o Índice de Expectativas (IE-COM) — que havia registrado queda em junho — subiu 5,6 pontos, somando 93,2 pontos e recuperando o que perdeu no mês anterior. 

Alta é influenciada por melhora na percepção sobre o atual panorama do Brasil

O Icom tem crescido desde o início do segundo trimestre deste ano. Segundo a FGV, o avanço é influenciado pela melhora da percepção dos empresários em relação ao cenário atual do País. “O Indicador de Desconforto (composto pela média de parcelas padronizadas da pergunta sobre limitação a melhoria dos negócios: demanda insuficiente, acesso ao crédito bancário, custo financeiro e outros) também registra melhora nos últimos meses, sugerindo que a redução das restrições tem beneficiado a percepção dos empresários do setor sobre o momento presente.”

Redação MarketUP | Fonte: Correio Braziliense

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.