Confiança do empresário brasileiro volta a cair em novembro
O Índice de Confiança Empresarial (ICE), teve uma queda de 3,3 pontos entre outubro e novembro, perdendo o progresso do período anterior — de setembro para outubro, ele havia subido 0,4 ponto. Com o recuo, o indicador caiu para 97 pontos em uma escala que vai de 0 a 200. Os dados são da Fundação Getulio Vargas (FGV).
Segundo a FGV, a queda registrada em novembro foi puxada principalmente pela piora na confiança dos empresários em relação ao presente e ao futuro. O Índice da Situação Atual, por exemplo, recuou 2,5 pontos e também caiu para 97. Já o Índice de Expectativas cedeu 4,5 pontos, atingindo a marca de 95,8.
Comércio registrou a maior queda entre os segmentos avaliados
O ICE consolida os índices de confiança empresariais medidos pela FGV em quatro grandes áreas: indústria, construção, serviços e comércio. Todos os quatro segmentos avaliados pela entidade tiveram queda na confiança na passagem de outubro para novembro deste ano. O principal destaque foi o comércio, que regrediu 6,2 pontos e chegou a 88, o patamar mais baixo entre os setores analisados.
A indústria registrou a segunda maior queda entre os quatro segmentos (-3,1 pontos), mas continuou com o maior patamar entre eles (102,1 pontos) e foi a única a ficar acima dos 100 pontos. A confiança dos serviços recuou 2,3 pontos, chegando a 96,8; enquanto a construção cedeu 0,8 ponto, caindo para 95,3 pontos.
Redação MarketUP | Fonte: Agência Brasil