Empreendedorismo
29
set

Copa do Mundo 2022: Saiba como preparar seu negócio para a data 

A medida em que se aproxima a tão esperada Copa do Mundo 2022, que terá sua edição este ano no Qatar, em 21 de novembro. Os empreendedores começam os preparativos, e muitos terão oportunidades para aproveitar a competição e faturar em vendas.

Além disso, a data será oportuna também para aquecer os negócios para as vendas de fim de ano. Visto que este ano, as competições acontecerão no final do ano. 

Assim, será necessária muita criatividade e inovação para aproveitar da melhor forma o evento, atraindo clientes e elevando as vendas do negócio no período.

Dessa forma, o Sebrae-SP listou algumas dicas e orientações para os empreendedores se prepararem para a data.

Vamos lá!

Dicas para iniciar os preparativos

Alinhe as expectativas

Nessa etapa, o ideal é pesquisar o que está sendo feito pela sua concorrência, bem como, estar atento as projeções de faturamento para o seu segmento.

Assim, você conseguirá mensurar o que precisará fazer no seu planejamento inicial, estabelecendo uma projeção de aumento de vendas e os canais de atendimento que vai utilizar. 

Desse modo, invista na capacitação do seu time de atendimento e avalie como está o seu operacional para funcionar da melhor forma durante os jogos.

Planeje os recursos disponíveis

Além de pensar em ações e campanhas para a copa, é importante analisar os recursos disponíveis no seu negócio antes. Assim, você consegue avaliar a sua situação financeira da sua empresa e a situação econômica do seu público, visto o período em vai ocorrer a copa.

Outro fator importante é avaliar seu estoque ou cardápio disponíveis, assim como, se atentar aos preços, prazo de entrega e qualidade do produto com seus fornecedores. Sendo assim, você terá uma base sólida para começar a organizar as ações.

Ou seja, considere oferecer novas alternativas de pagamentos online, parcelamentos e vendas no crédito aos seus consumidores.

Com o MUPBanking você oferece novas formas de pagamentos e integra o PIX ao seu PDV

Crie campanhas para atrair clientes e aumentar as vendas

Conhecer o seu público permite que você conheça melhor o perfil de cada um deles. Com isso, você pode focar em estratégias para inovar os seus produtos ou lançar novos, personalizados para o evento.

Dessa forma, você poderá ousar na criatividade e trazer coisas como: kits de vestuário ou itens de torcida. Bem como, estimular o consumo através de presentes, cestas de café personalizadas, até mesmo uma experiência como pratos típicos para a data.

Sendo assim, você poderá utilizar também cupons/vouchers de desconto, promoção de relâmpago, até mesmo, competições e sorteios nas redes sociais.

Com o PDV MarketUP você disponibiliza promoções e cupons de descontos;

Invista nas redes sociais

Posteriormente, será necessário pensar em ações estratégicas de Marketing para a divulgação das suas campanhas. Para isso, as redes sociais são uma ótima opção que permite um alcance maior de público. O WhatsApp também pode ser uma ferramenta interessante para atingir possíveis clientes. Contudo, nada adianta se você não estiver disponível para atender de forma eficiente seus consumidores.

Durante o período da Copa, use e abuse das redes sociais, mostre nos stories do Instagram da sua marca os “preparativos” para o evento, as promoções ou kits disponíveis e tudo aquilo que puder divulgar.

Expectativa e preparativos das MPEs

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, “Copa do Mundo 2022: expectativas e ações das MPEs”, feita em maio deste ano, apontou que 81% dos negócios serão impactados pelo evento.

Dentre os segmentos que mais serão afetados, estão:

  • Beleza e Estética
  • Indústria
  • Comércio Varejista
  • Alimentação fora do lar

A pesquisa trouxe duas perspectivas sobre os impactos nos pequenos negócios, 12% declararam que o evento afetará os negócios de maneira negativa. Assim, os principais motivos destacados são: paralisação do expediente para assistir aos jogos; gastos com produtos relacionados ao evento, que a empresa não fornecerá; e estabelecimentos fechados no momento do jogo.

Nesse sentido, a pesquisa também mostrou que 62% dos pequenos negócios não estavam realizando nenhuma ação até o momento, 19% afirmaram estar se preparando e 19% disseram que pensariam nisso quando estivesse mais próximo do evento.

Assim, Entre as principais ações tomadas ou planejadas, estão a decoração do estabelecimento, ações de vendas; aumento do estoque; promoção e kits e preparativos para a divulgação. Das empresas entrevistas, 38% pretende dar início às ações em outubro e 22% em novembro.

Conte com um sistema de gestão para organizar melhor seu negócio

O sistema de gestão ERP, será um aliado ao seu negócio nesse momento. Isso porque, você conseguirá organizar melhor a gestão do seu estoque, vendas e financeiro, economizando tempo e minimizando erros.

O ERP MarketUP, é uma plataforma online e gratuita que vai tornar sua administração do seu negócio mais simplificada e ainda permite que você acompanhe o desempenho da sua empresa em tempo real. Identificando os dados sobre as suas vendas, seus clientes, estoque. Oferecendo mais praticidade e agilizando os seus processos.

Dessa forma, você consegue dar mais atenção ao seu operacional e focar no atendimento, oferecendo uma melhor experiência de compra aos seus consumidores e fidelizando seus clientes.

Ficou interessado pelo MarketUP? Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos produtos e serviços e crie sua conta 100% gratuita.

Leia mais:

Como aumentar as vendas online do seu negócio em 5 passos

Como aumentar a produtividade da sua empresa em 5 passos

Instagram: Como aumentar as vendas online nesta rede social

Como aumentar suas vendas em datas comemorativas

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Autor:

Amanda Almeida