Copom se reúne pela última vez em 2021 para definir taxa básica de juros
A última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) começa hoje, dia 7 de dezembro. É nela que será definida a taxa básica de juros — a Selic, que atualmente está em 7,75% ao ano. A expectativa do mercado financeiro, é que os juros básicos subam 1,5 ponto percentual, chegando a 9,25% ao ano em decorrência do aumento da inflação. O atual ciclo de alta da Selic começou em março deste ano, quando houve um crescimento de 2% para 2,75% ao ano.
A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos emitidos pelo Tesouro Nacional no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas da economia. Ela é o principal instrumento utilizado pelo BC para manter a inflação sob controle.
A meta de inflação (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) para 2021 é de 3,75%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima (5,25%) ou para baixo (2,25). Ela foi definida pelo Conselho Monetário Nacional e deve ser perseguida pelo BC. De acordo com os últimos números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), contudo, o IPCA ficou em 10,67% no resultado acumulado dos últimos 12 meses.
Selic ajuda a controlar preços repassados aos consumidores
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, o objetivo é conter a demanda aquecida. A alta reflete nos preços repassados aos consumidores, já que os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Ao reduzir a Selic, em contrapartida, a tendência é de que o crédito fique mais barato, incentivando a produção e o consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.
As taxas de juros do crédito, porém, não variam na mesma proporção da Selic, pois ela é apenas uma parte do custo do crédito. Os bancos também consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, tais como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas
Redação MarketUP | Fonte: Agência Brasil