Último mês para fazer a declaração anual MEI Empreendedorismo
23
maio

Declaração anual MEI: último mês para preencher

A declaração anual MEI é um documento obrigatório a ser entregue todo ano à Receita Federal. O antigo prazo para a entrega do documento seria para o final deste mês de maio e agora foi prorrogado para o final de junho, dia 30, mais especificamente.


Essa prorrogação para a entrega do documento foi anunciada na edição do Diário Oficial da União no dia 25 de abril.  O documento também dispõe sobre a adesão ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp).


Vale ressaltar que a declaração anual MEI não desobriga a entrega da declaração do imposto de renda para pessoa física e vice-versa.


E lembre-se de fazer com bastante atenção. Qualquer erro com valores e dados podem acarretar em multas ou até, em cenários mais graves, no cancelamento do CNPJ e implicações judiciais.


Além disso, o MEI precisa informar a Receita Bruta Total do ano anterior, o valor das receitas referentes a comércio, indústria ou serviço intermunicipal e se houve contratação de funcionário. “Para que não haja dúvida na hora de fazer a declaração, a dica é fazer o cálculo mensal das receitas e guardar as notas em local apropriado”, explica o Portal Nacional do Sebrae.


Confira abaixo nosso passo-a-passo e dicas para o correto preenchimento da sua declaração anual MEI:


Autor:

Marcello Sapio