Declaração anual MEI: último mês para preencher
A declaração anual MEI é um documento obrigatório a ser entregue todo ano à Receita Federal. O antigo prazo para a entrega do documento seria para o final deste mês de maio e agora foi prorrogado para o final de junho, dia 30, mais especificamente.
Essa prorrogação para a entrega do documento foi anunciada na edição do Diário Oficial da União no dia 25 de abril. O documento também dispõe sobre a adesão ao Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no âmbito do Simples Nacional (Relp).
Vale ressaltar que a declaração anual MEI não desobriga a entrega da declaração do imposto de renda para pessoa física e vice-versa.
E lembre-se de fazer com bastante atenção. Qualquer erro com valores e dados podem acarretar em multas ou até, em cenários mais graves, no cancelamento do CNPJ e implicações judiciais.
Além disso, o MEI precisa informar a Receita Bruta Total do ano anterior, o valor das receitas referentes a comércio, indústria ou serviço intermunicipal e se houve contratação de funcionário. “Para que não haja dúvida na hora de fazer a declaração, a dica é fazer o cálculo mensal das receitas e guardar as notas em local apropriado”, explica o Portal Nacional do Sebrae.
Confira abaixo nosso passo-a-passo e dicas para o correto preenchimento da sua declaração anual MEI: