Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

mei - declaração do mei

Declaração MEI 2022: O que fazer para evitar multas

O prazo para o fim da declaração de MEI 2022 está chegando e para evitar multas e problemas é importante entender como funciona essa declaração. A DASN consiste na declaração de todos os ganhos referentes ao ano anterior.

 

Ou seja, o valor bruto de seus faturamentos como microempreendedor, sem incluir descontos de gastos e despesas do negócio.

 

Como calcular o faturamento anual?

 

Calcular o faturamento anual MEI é simples, mas requer bastante atenção para não se perder nas contas.

 

Fique atento! 

 

 O limite de faturamento anual MEI em 2021 foi de R$81 mil. Porém, o valor deverá ser calculado de forma proporcional aos meses em que sua empresa esteve aberta.

 

Caso o seu CNPJ MEI esteja aberto desde agosto de 2021, por exemplo, o seu limite será proporcional ao tempo de abertura.

 

Quem deve fazer a declaração anual MEI 2022?

 

Se você abriu um CNPJ MEI até dezembro de 2021, independentemente do valor faturado, deve se atentar à declaração anual do MEI. Pois, na prática, a Declaração Anual do MEI serve como um fechamento do ano que passou para a sua empresa.

 

Aqueles que se tornaram Microempreendedores Individuais em 2022, independente do mês de abertura, irão entregar a Declaração Anual MEI somente em 2023.

 

Mesmo que você não tenha faturado nada no ano anterior, deverá entregar a Declaração da mesma forma, com o valor zerado.

 

Qual o prazo para a declaração Anual MEI 2022

 

A DASN-Simei deve ser feita anualmente, a partir dos seus faturamentos do ano anterior. Em 2022, você vai declarar os faturamentos de 2021.

 

Você pode fazer sua declaração do dia 03 de janeiro de 2022 até 30 de junho de 2022.

 

Portanto, todos aqueles que abriram CNPJ MEI até o fim de 2021 devem entregar a Declaração Anual no prazo máximo de 30/06/2022. 

 

Faça a declaração da sua DASN SIMEI de forma rápida, fácil e segura:

 

Como fazer a Declaração Anual do MEI 2022: Passo a Passo

 

Basicamente, há três informações que devem constar na sua Declaração Anual MEI 2022:

 

  • Se houve funcionário registrado durante o período;
  • A receita bruta total recebida no ano anterior;
  • A receita referente à venda de produtos e/ou serviço, também no ano anterior.

Para informar os ganhos, uma das melhores e mais fáceis maneiras é consultar as notas fiscais emitidas no ano anterior. Por isso, recomendamos que você tenha um controle de notas fiscais.

 

Porém, independente de emitir ou não a nota, realizar um controle financeiro mensal, com os valores recebidos, auxilia no preenchimento da Declaração.

 

Além de conferir os valores brutos faturados no ano anterior, você também pode checar o extrato bancário, o rendimento da conta PJ – Pessoa Jurídica, transações das vendas com maquininha, emissão de boleto para clientes e muito mais.

 

Essa orientação serve tanto para o setor de comércio quanto para o setor de serviços.

 

Como fazer a Declaração Anual 2022 pelo site do Governo

 

Se você não conseguiu enviar a sua DASN-Simei até o dia 27 de junho, ainda dá tempo de manter a sua empresa em dia!

 

Para isso, basta realizar a sua declaração, através do site do Governo, até 30 de junho.

 

Confira o passo a passo:

 

1) No site da receita, informe o número do seu CNPJ:

 

2) Selecione o ano de 2021 e clique em “Continuar“:

 

3) Informe os dados referentes ao ano-calendário de 2021. Selecione “sim” ou “não” para “possuiu empregado durante o período abrangido pela declaração“.

 

Pronto, basta prosseguir e finalizar a sua Declaração Anual MEI. Não deixe de enviar a sua DASN-Simei no prazo, caso contrário terá que pagar uma multa! Falaremos mais sobre isso abaixo.

 

E como fazer a Declaração Anual MEI atrasada?

 

Se você esqueceu de fazer alguma das declarações dos anos anteriores, não tem problema, o importante é se regularizar o mais rápido possível.

 

 

 

Porém, como você irá entregar uma declaração em atraso, será necessário pagar uma multa ao Governo, através do DARF, que custa, no mínimo, R$ 50,00.

 

Então atenção para a dica: Pague a sua multa em até 31 dias depois de entregar a declaração, pois assim você terá um desconto de 50% sobre o valor da multa. 

 

Então aproveite logo para regularizar suas pendências MEI.

 

Como corrigir a Declaração Anual MEI?

 

Se você entregou alguma declaração errada nos últimos anos, também é possível corrigir, basta fazer uma declaração retificadora.

 

A única coisa que não pode fazer, é deixar de entregar a declaração anual MEI, pois isso pode gerar problemas sérios para a sua empresa, já no dia seguinte. Como por exemplo, você não conseguirá gerar o boleto DAS no sistema do Governo.