Vitrinismo: o que é e como pode ajudar seu comércio
O vitrinismo é uma das estratégias mais conhecidas do visual merchandising
O vitrinismo utiliza técnicas de decoração para atrair mais clientes à sua loja, estimulando as chances de compra por impulso e aumentando a sua margem de lucros.
Existe um ditado que diz que a gente não deve se vestir para o emprego que temos e sim para o emprego que queremos ter. Essa máxima também pode valer para o varejo quando o assunto é vitrinismo.
A técnica, além de atrair o público, ainda pode ajudar o lojista a selecionar e segmentar o seu consumidor. É claro que esta não é a única vantagem da especialidade, que quando bem executada, ajuda a reforçar a identidade visual de sua marca, atingindo clientes e futuros compradores e impactando diretamente nos seus lucros mensais.
O vitrinismo busca despertar a intenção de compra do cliente por meio de estímulos visuais, como iluminação, decoração e disposição dos produtos na vitrine. Existem, claro, diversas outras formas de despertar essa vontade no consumidor através dos sentidos.
O que é vitrinismo?
Apesar de os conceitos de visual marketing terem surgido somente neste século, algumas de suas técnicas são bem antigas. É o caso do vitrinismo, que tem rastros históricos A.C. É claro que focaremos nas ferramentas atuais, mas vale saber que a prática já era importante mesmo quando ainda não existia moeda e as negociações humanas eram na base da troca.
O conceito – que é mostrar o produto – se mantém o mesmo. O que mudou foi a nossa forma de mostrar ele. Uma vitrine bem planejada, hoje em dia, é capaz de chamar a atenção até mesmo de uma pessoa que não está interessada em comprar. A iluminação e a decoração da vitrine têm grande responsabilidade, já que são elas que encantam o potencial comprador à primeira vista.
É por ter este papel tão importante que o vitrinismo está sendo cada vez mais valorizado pelo mercado brasileiro. Afinal, o que não é visto não é lembrado.
Porque aplicar o vitrinismo na sua loja
Universidades conceituadas e até mesmo o Sebrae já estão oferecendo cursos e especializações em vitrinismo e visual marketing aos profissionais que se interessam pelo assunto. Isso não quer dizer, é claro, que você mesmo não possa aplicar os conceitos do vitrinismo aí na sua loja.
Antes de começar, dê uma olhada na sua vitrine. Ela reflete os valores da sua loja? Ela chama a atenção do seu público alvo? A sua vitrine está atraindo clientes para a sua loja?
A resposta para essa questão é fácil de conseguir. Diferente dos anúncios tradicionais, os resultados de uma vitrine bem feita podem ser notados imediatamente. Se ela está bem planejada, o número de clientes interessados nos seus produtos pode aumentar instantaneamente. Tudo depende de você.
Antes de achar que esta é uma área que não vale a pena investir, lembre-se: a vitrine é responsável por quase 70% das vendas das lojas. Ou seja, você pode considerar a vitrine o seu melhor funcionário e deve investir nela como tal.