As-despesas-que-comprometem-o-caixa-mensal Finanças e Tributos
17
dez

As despesas que comprometem o caixa mensal

Saiba como deixar o seu caixa mensal positivo e evitar problemas no financeiro do seu negócio.

 

Você abriu um pequeno negócio e ao decorrer do mês conseguiu realizar suas vendas. Até então você acredita que foi um mês com o fluxo de caixa positivo. Mas ao fechar o caixa percebe que as contas não estão batendo. E aí surge a dúvida: Onde foi parar o dinheiro?

 

Falhas no controle das despesas do seu estabelecimento podem parecer pequenas, porém elas resultam em prejuízos importantes.

 

Todos os gastos na empresa devem ter um acompanhamento, pois assim você garante um bom controle financeiro.

 

As despesas do caixa mensal

 

Se você costuma fazer diversas retiradas ao longo do mês para pagar pequenas despesas, saiba que esta atitude é um grande erro para seu fluxo de caixa.

 

Uma dica importante é não confundir vida pessoal com vida jurídica, pois muitos prejuízos financeiros ocorrem devido a este problema que é bastante comum no dia a dia dos empreendedores.

 

Por isso, fique atento aos gastos que ocorrem ao longo mês, pois é preciso anotar todos  que ocorrem em seu estabelecimento.

 

Veja alguns gastos recorrentes que podem estar atrapalhando seu caixa mensal.

 

1# – MATERIAL PRA ESCRITÓRIO

 

Quando você começar a entender as necessidades do seu estabelecimento, assim como  os gastos do seu negócio, conseguirá controlar e organizar melhor o seu fluxo de caixa.

 

Tudo que é gasto com a empresa deve ser anotado, como por exemplo: copo plástico, papel e todo material que é usado para seu escritório.

 

Esses itens geram um custo mensalmente. Para evitar essas despesas, faça uma campanha para que esses materiais sejam economizados.

 

E lembre-se- se, anote tudo desde a caneta comprada para aquela reunião de última hora.

 

 

2# CLIENTES

 

Para fidelizar seus clientes e muitas vezes causar uma boa impressão, muitos empresários fazem brindes ou compram presentes. São despesas pequenas, mas precisam ser registradas.

 

Além disso, os almoços e cafés com os clientes estão entrando na planilha de custos da empresa?

 

3# CONTAS MENSAIS

 

O mesmo vale para as contas mensais fixas como água, luz e telefone. Quando o empresário usa o próprio celular para ligar a um número móvel, geralmente esquece de contabilizar este gasto na planilha.

 

 

Atualize o fluxo de caixa com frequência

 

Com a correria do dia a dia parar para atualizar o fluxo de caixa pode ser uma tarefa complicada. Mas lembre-se, é  uma atividade precisa para você ter controle do seu caixa mensal.

 

Os pagamentos e recebimentos são diários, por isso fica muito mais fácil já atualizar as informações do que deixar para depois.

 

Não são raras as vezes que o dinheiro sai do caixa para um gasto com a empresa, ou até mesmo para pagar alguma dívida. E, geralmente esses gastos não são contabilizados o que acaba comprometendo o seu caixa.

 

Por isso, o acompanhamento do fluxo de caixa deve ser diário, pois assim é possível identificar problemas e riscos financeiros com antecedência e conseguir tomar as providências necessárias.

 

Por: Tainá Almeida

 

VEJA MAIS:

Como uma planilha de vendas pode ajudar no controle da sua empresa

Tudo que você precisa saber para emitir nota fiscal

4 dicas para negociar melhor com o cliente

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.