Dia da Micro, Pequena e Média Empresa: veja curiosidades sobre PMEs do país
Hoje é celebrada a importância das empresas de micro, pequeno e médio porte
Nesta segunda-feira, 27 de junho, é o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas. Esta data celebra a importância das micro e pequenas empresas para a economia global.
No Brasil, por exemplo, segundo o Ministério da Economia, as micro e pequenas empresas do país juntas respondem por 99% dos negócios brasileiros, além de 30% do PIB.
A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2017 para comemorar a relevância das MPMEs brasileiras junto com outras comemorações do calendário, como o Dia Nacional das MPMEs, que é comemorado em 5 de outubro.
As Micro e Pequenas Empresas (MPMEs) são responsáveis pela maior parte dos empregos formais gerados no país.
Segundo levantamento do Sebrae, foram criadas sete em cada 10 vagas nos quatro primeiros meses do ano, ou cerca de 76% do total, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Somente em abril, 84% das 166,8 mil vagas foram preenchidas por pequenas empresas.
A pandemia trouxe a maioria das pequenas e médias empresas para o ambiente online. Segundo levantamento, essas empresas estão tendo um desempenho histórico no e-commerce em 2021.
Suas vendas digitais no ano passado foram de cerca de R$ 2,3 bilhões, um aumento de 77% ano a ano em relação a 2020. O número de produtos vendidos pelas PMEs aumentou 59% no ano passado, para 44,5 milhões.
O Brasil tem 43 milhões de empreendedores e, segundo o Sebrae, o perfil desses pequenos executivos é em grande parte o dos líderes de empresas estabelecidas com mais de 3,5 anos de história. Esses empreendedores experientes representam 9,9% da população total do Brasil, ou 14 milhões de pessoas.
Fonte: Exame