Empreendedorismo
14
set

Dia do Cliente: Saiba como aproximar os consumidores do seu negócio

O constante avanço da tecnologia e digitalização na rotina das pessoas, fez com que o comportamento do consumidor mudasse de uns anos para cá, e se antes eles procuravam apenas por produtos e serviços de qualidade com preços acessíveis, hoje, os clientes têm expectativas ainda maiores em relação às marcas. 

Com isso, a comunicação das marcas com o seu público, ganha cada vez mais destaque, bem como, a experiência oferecida no pré e pós-venda. Surge assim, o Customer Experience ou em português Experiência do Cliente.

O termo tem sido cada vez mais abordado no mundo dos negócios, e se tornou foco das marcas que desejam promover interação e engajamento com seu público. Um estudo realizado pela PWC, mostrou que 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais para ter melhores experiências de compra.

Logo, as marcas foram obrigadas a olhar com maior atenção às suas estratégias, a fim de garantir melhores experiências aos seus consumidores.

Sendo assim, para o Dia do Cliente, preparamos um artigo com dicas especiais para você empreendedor aproximar cada vez mais seu consumidor da sua marca. Buscando construir relações de confiança, converter, fidelizar e reter o seu público, e consequentemente, alavancar suas vendas e fortalecer a imagem da sua marca.

Vamos lá!

Por que devo investir na experiência do meu cliente? 

Hoje, os consumidores estão em busca de relações cada vez mais humanizadas. Quando ele se sente pertencente e acolhido, isso gera uma sensação de satisfação e encantamento, ou seja, significa que sua empresa superou as expectativas dele em relação ao atendimento.

Automaticamente, isso se reverte em indicações, pois quanto melhor a experiência que ele tiver com a sua marca, mais ele vai querer compartilhar essa vivência com outras pessoas e continuar experimentando seus produtos ou serviços.

Na prática, isso não é uma tarefa fácil, afinal é preciso um bom planejamento e uma boa estratégia para engajar seus consumidores e mantê-los satisfeitos. Por isso, invista em tecnologia para trazer inovações digitais, bem como ter um bom planejamento de marketing e capacitação do seu time de vendas.

Aproveite recursos de marketing digital com os parceiros MarketUP

Foto: Banco de Imagens

Estabeleça um bom relacionamento com seu cliente antes mesmo da venda

Uma das estratégias mais conhecidas hoje pela equipe de vendas é a abordagem e negociação. Entretanto, isso pode ser comprometido caso seu negócio ainda não tenha leads qualificados (potenciais compradores).  

Por conta disso, estabelecer uma relação com seus clientes antes de fechar o negócio é fundamental. E para que isso ocorra de forma mais assertiva, busque entender a jornada do seu cliente e o perfil do seu público. 

Assim, você consegue traçar estratégias mais precisa com foco em conversão, preparando sua equipe de vendas para criar experiências que encantem seu público durante o contato com eles.

Uma dica extra aqui é investir no fortalecimento da imagem da sua marca nas redes sociais, que hoje é, muitas vezes, o primeiro contato do público com a sua marca. Afinal, as pessoas costumam pesquisar primeiro seu negócio nas redes sociais.
Com o PDV MarketUP você oferece cupons de desconto aos seus clientes de forma fácil e grátis.

Invista em atendimento personalizado e exclusividades

Por que o seu cliente deve adquirir o seu produto? O que faz ele único entre a concorrência? As respostas dessas perguntas são fundamentais para te ajudar a destacar o diferencial do seu negócio. Até porque os benefícios do cliente adquirir seu produto deve fazer sentido com as necessidades dele.
Já o atendimento personalizado, permite estabelecer uma relação duradoura com seu cliente, agregando valor a sua marca como, por exemplo, investir em embalagens personalizadas e cheirosas, cupons de desconto, promoções exclusivas, condições especiais de pagamentos, entre outros.

Dê mais atenção ao atendimento humanizado 

Um dos principais aspectos hoje no atendimento personalizado envolve a humanização das interações com os clientes, independente do canal utilizado.

Hoje, as empresas investem cada vez mais em práticas para deixar o atendimento mais pessoal como, por exemplo, investir em personagens virtuais, disponibilizar recompensas demonstrando como sua marca se preocupa com o cliente, brindes e muito mais. 

Reforçando a personalidade da sua marca ao cliente e evitando uma comunicação robotizada, isso mostrará o quanto sua marca está preocupada em ouvir os consumidores, sanar suas dúvidas e solucionar os possíveis problemas. 

Foto: Banco de Imagens

Garantir o pós-venda é fundamental 

Engana-se o empreendedor que pensa que o relacionamento com o cliente acaba quando a venda é finalizada. Um dos principais desafios dos negócios é justamente na hora de fidelizar ou reter os consumidores.

É no pós-venda que a empresa precisará pensar em estratégias para que seu cliente se torne um comprador recorrente, fazendo ele enxergar valor no seu produto, e estabelecer uma relação contínua com a sua marca.

Justamente nesse processo, é fundamental oferecer um suporte de qualidade, investir em pesquisas de satisfação e, principalmente, recorrer a ferramentas para te ajudar a agilizar os processos internos e reunir as principais informações dos seus clientes, como histórico de consumo, entre outros dados que personalizam o atendimento.  

Facilite o recebimento de valores referente às vendas do seu negócio, conheça o MarketUP

Invista em softwares de gestão 

Os softwares de gestão ERP, ajudam a trazer mais agilidade no seu atendimento, na execução de processos e análise de dados. Com esse sistema, sua empresa reúne todas as informações em um único local, integrando todos os setores da sua empresa.

Com o ERP MarketUP, é possível cadastrar todas as informações dos seus clientes no sistema, e acompanhar o histórico de compra de cada um deles. Além disso, ele oferece uma série de recursos para suas vendas como, frente de caixa, comissionamento, pedidos de venda, orçamentos, gestão de controle de estoque e muito mais.

Crie sua conta grátis no nosso site e comece agora a utilizar;

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Leia também:

Como melhorar sua gestão e a experiência do cliente com o PDV
Como melhorar a experiência do seu cliente em sua empresa
Dicas para oferecer um atendimento de qualidade
O que é Customer Experience e como ele pode ajudar sua empresa

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Autor:

Amanda Almeida