dia do consumidor Gestão e Vendas
09
mar

Dia do Consumidor: contexto histórico e estratégia de vendas

O Dia do Consumidor, realizado em 15 de março, já é uma data muito importante para o comércio, dado o aumento considerável do interesse do público, mostram os dados do Google.

 

O momento passou a fazer parte do calendário de compras por conta das ações da empresa, deixando o consumidor ciente e ansioso pela data, já que ele busca encontrar promoções.

 

Outro ponto do Dia do Consumidor é que geralmente não é apenas um dia, mas uma semana ou até mesmo um mês dedicado a promoções e outros eventos da loja. Isso também acabou contribuindo para o movimento que nasceu na ocasião. 

 

Eventualmente, veremos essa prática em outras datas importantes do varejo, como a Black Friday, que não é mais apenas um dia, mas uma semana inteira, ou até um pouco mais.

 

Como surgiu o Dia do Consumidor

 

Saber como essa data surgiu permite que promoções e ações tragam a essência da comemoração e mantenham ao máximo seu propósito. Sendo assim, a primeira vez que o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi celebrado foi em 15 de março de 1962.

 

A data foi criada por John F. Kennedy, presidente dos EUA, para enfatizar os direitos de todos os consumidores. A data se tornou um marco na defesa dos direitos do consumidor, pois gerou debates e pesquisas sobre o tema em diversos países.

 

No Brasil, a data começou a ser promovida em 2014. Em grande parte isso aconteceu graças a uma iniciativa da empresa de comparação de preços Buscapé e envolve promoções com foco no cliente.

 

O site se uniu a diversas empresas de lojas virtuais que operam em todo o país para marcar a data. Mais de 500 marcas participaram desta campanha, incluindo Walmart, Americanas, Netshoes e muitos outros varejistas digitais que também promoveram e lançaram a celebração da data no país.

 

O comportamento dos consumidores

 

O Dia do Consumidor vem crescendo ano a ano e podemos constatar isso quando vemos um aumento de 20% nas buscas entre 2018-2019, embora já tenha havido um grande aumento no interesse pela comemoração, consolidando a data.

 

As principais diferenças mencionadas são frete grátis, condições especiais de pagamento, pontos de bônus em um programa de fidelidade, reembolso ou garantia estendida gratuita.

 

Outro ponto importante para melhorar as relações com o público é entender os entendimentos e comportamentos relacionados ao objetivo original do Dia do Consumidor. Em outras palavras, proteger os direitos dos compradores e manter o respeito.

 

Segundo a averiguação do Google, os entrevistados classificaram o serviço atencioso, a entrega do produto no prazo, a substituição do produto com defeito, o reembolso de compras canceladas, a devolução de taxas indevidas, as promoções e publicidade honestas como as coisas mais importantes a serem avaliadas na hora de efetivar uma compra.

 

Oportunidade de fidelizar contatos

 

Devido à popularidade que vem crescendo entre o público, além de alavancar o desempenho de vendas, o Dia do Consumidor oferece às empresas uma grande oportunidade para estreitar o relacionamento entre clientes e marcas.

 

Ao final, as ações e atividades planejadas e executadas no dia podem ser um grande atrativo para novos consumidores, além de melhorar o relacionamento com uma base de clientes já consolidada.

 

Como vimos, o bom atendimento ao cliente é a principal prioridade para o público. Ele torna a ajuda de ferramentas e recursos tecnológicos vitais para atender às necessidades dos clientes, seja quando consideramos vendas online ou atividades de pós-venda para todos os tipos de negócios.

 

Dessa forma, é possível estar presente para o consumidor quando ele precisar, mudando a interação entre a empresa e o público.

 

Estratégias para melhorar a experiência do consumidor

 

Conhecer seus clientes e entender seu comportamento de consumo se torna mais preciso à medida que você constrói e implementa sua estratégia de relacionamento. Portanto, a pesquisa de persona é uma ferramenta estratégica para as empresas.

 

Além disso, é necessário fornecer múltiplos canais de comunicação e integração física e digital. Por isso é tão importante identificar os clientes no funil. Os canais de atendimento devem estar no local da audiência, intimamente relacionados ao primeiro ponto, aderir ou se adaptar às condições locais, principalmente para alcançar a integração.

 

Junto ao progresso tecnológico, as empresas têm acesso a diversas ferramentas inovadoras que atendem seus consumidores. No MarketUP, o seu negócio tem acesso a todos os recursos de que necessita para prestar o melhor e mais útil serviço aos seus clientes.

 

Além de ser totalmente gratuito, nosso sistema ERP disponibiliza as principais ferramentas para otimizar e acelerar suas vendas, desde nosso PDV (Ponto de Venda) até a criação de uma loja virtual personalizada para sua empresa atender seus clientes remotamente.

 

É importante também preparar a equipe para o sucesso no relacionamento com o cliente através de atividades de vendas e comunicação. No entanto, a equipe precisa estar pronta para implementá-los para alcançar o que está programado para funcionar e fazer sentido do início ao fim.

 

No entanto, para aproveitar ao máximo o potencial do Dia do Consumidor, as empresas podem realizar campanhas como SMS marketing, marketing de relacionamento, promoções, ofertas instantâneas, portfólios de serviços, pontos e programas de fidelidade.

 

Vale ressaltar que todos os canais de comunicação podem ser ótimas ferramentas para alavancar as vendas e otimizar o relacionamento, não apenas durante as promoções, mas também em outras campanhas de marketing.

 

Ficou interessado pelo MarketUP? Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos produtos e serviços e crie sua conta 100% gratuita. E fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP!

Autor:

Nayara Bolognesi

Jornalista por formação e apaixonada por marketing digital. O meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva. Tudo sempre com bastante informação, qualidade e uma pitada de publicidade.