Gestão e Vendas
10
ago

Dia dos Pais: Criando campanhas atrativas para o seu cliente

A quarta data mais importante para o comércio varejista está chegando, e a estimativa este ano, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), é  que o Dia dos Pais movimente cerca de R$7 bilhões de reais em vendas

A data é uma ótima oportunidade para que os lojistas e donos de negócios elaborem estratégias que sejam atrativas para o seu público. Dessa forma, é possível atrair e fidelizar novos clientes, além de aumentar as vendas destacando seu negócio dos concorrentes.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você elaborar campanhas promocionais que sejam atrativas, vamos lá? 

Veja como criar sua loja virtual gratuita com o MarketUP

Defina o seu objetivo

Primeiro, estabeleça um objetivo para a sua campanha, isso te ajudará a nortear estratégias assertivas para atingir suas metas. Quando bem aplicadas, as ações promocionais podem ser um incentivo para melhorar os resultados do seu negócio, gerar novos leads, impulsionar as vendas e atingir outros objetivos traçados. 

Depois de estabelecer seus objetivos, é importante selecionar o público alvo que deseja atingir, assim, sua ação será mais efetiva. Para isso, saiba os dados demográficos (idade, região, gênero etc), hábitos de consumo, entre outras informações que sejam relevantes para conhecer bem seu público.

A partir disso, você terá mais assertividade na hora de elaborar suas campanhas e obter mais efetividade nos resultados.

Tipos de Promoção

Depois de definir os objetivos, é necessário escolher o tipo de promoção que você vai realizar. É importante criar uma promoção que vá de acordo com a sua estratégia, algumas delas são:

Competições e Sorteios 

Esse tipo de promoção é muito boa para gerar engajamento entre os clientes, geralmente utilizada nas redes sociais. É uma maneira de trabalhar o seu branding e contribuir com os clientes que são seus apoiadores e promotores da sua marca

Promoção relâmpago

Determinar um limite para um desconto é a estratégia ideal para criar um senso de urgência, estimulando os seus consumidores na hora da compra. Neste sentido, se você tem profissionais de marketing, eles podem trabalhar na divulgação antecipada e gerar interesse nos clientes.

Cupons ou Vouchers 

Algumas marcas optam por oferecer descontos na primeira compra, muito utilizado para quem possui e-commerce. É uma maneira de estimular o seu cliente a ingressar na sua marca, também é possível aplicar o “compra um, ganhe outro” é ideal para aumentar o reconhecimento da sua marca.

Essa é a estratégia mais utilizada pelas empresas e marcas, além disso, os cupons são essenciais para agradecer aos clientes atuais ou incentivar novos clientes a retornarem. 

Com o PDV MarketUP você oferece cupons de desconto aos seus clientes de forma fácil e grátis. 

Invista em ações de Marketing

As ações de marketing servem para atrair o consumidor, mostrando para ele que sua solução o atende em determinada necessidade. A melhor forma de fazer isso é através das redes sociais e e-mail marketing. 

Na divulgação, pode ser utilizado técnicas de copywriting, que é a escrita persuasiva conduzindo o consumidor a realizar determinada ação. 

Onde realizar a ação? 

Com o avanço da tecnologia, hoje existem diversos canais para divulgar ou realizar uma campanha promocional para atrair e fidelizar clientes.

Anúncio facebook e Instagram 

Que o Facebook e o Instagram são ferramentas poderosas de promoção, todo mundo sabe né? 

Os anúncios são ideais para você criar campanhas dentro do seu orçamento, selecionando o público alvo que deseja atingir e a quantidade de dias que deseja divulgar. Além disso, é possível identificar outras métricas, como novos leads, impressões e tráfego.

E-mail Marketing 

Essa estratégia desempenha papel fundamental em campanhas. Através do e-mail marketing, é possível segmentar o público na hora do envio e, ao contrário do anúncio, nas redes sociais, não há fatores que afetam o alcance.

A segmentação também te ajudará a criar mensagens personalizadas refletindo o interesse do seu público e suas eventuais necessidades.

WhatsApp

O WhatsApp é uma ferramenta interessante para atingir possíveis clientes. Contudo, nada adianta se você não estiver disponível para atender de forma eficiente seus consumidores.

Para isso, capriche nas ações exclusivas para seus contatos com promoções relâmpagos, descontos especiais ou ofertas de lançamento. 

Mensagem SMS 

Como canal de comunicação direto, o envio de mensagens por SMS é adequado para atualizações instantâneas, promoções relâmpago e negócios imediatos.

Aproveite recursos de marketing digital com os parceiros MarketUP

Conclusão 

Para obter sucesso em uma campanha promocional, seguir essas dicas vai te ajudar muito, ainda mais para você que trabalha com loja virtual ou e-commerces. Além disso, é importante estar atento às datas comemorativas ao longo do ano para se planejar com antecedência.

Também é importante estabelecer data de início e fim da ação e investir na divulgação das datas aos clientes, reforçando que a promoção tem prazo limitado.

Por fim, também é ideal analisar os seus resultados ao final de cada ação, isso poderá ser feito através de KPIs e Indicadores de performance. Assim, você poderá avaliar o impacto no seu fluxo de vendas e o lucro. Se possível, colha feedbacks dos clientes sobre a promoção. 

Assim, você poderá avaliar os resultados e verificar os possíveis pontos de melhoria.

Gerencie seu negócio e otimize suas vendas com o MarketUP

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Autor:

Amanda Almeida