Dicas para aumentar as vendas no Dia dos Pais
As mudanças no comportamento de consumo mudaram com a pandemia e quando se aproxima uma data comemorativa que movimenta o comércio como um todo isso fica mais evidente. E para o Dia dos Pais não seria diferente. Por isso, trouxemos algumas dicas para aumentar as vendas no Dia do Pais. É só conferir no decorrer do artigo.
A digitalização nas vendas também mostra que a data pode repercutir de forma positiva. Segundo levantamento realizado pela Ebit | Nielsen, em 2019, o faturamento do e-commerce no Dia dos Pais registrou um faturamento de R$ 2,5 bilhões. Um crescimento de 20% em relação ao ano anterior e um valor que superou as vendas do Dia das Mães e do Dia dos Namorados.
Embora estamos vivendo um momento de reabertura das lojas físicas em algumas regiões, é importante se preocupar com questões que podem ajudar na hora de inovar nas vendas. Veja a seguir:
Como está a sua presença digital?
Com um crescimento expressivo no faturamento das lojas virtuais, principalmente depois da pandemia – de acordo, com o Compre&Confie, o faturamento foi de R$ 9,4 bilhões em abril, aumento de 81% em relação ao mesmo período de 2019 – estar no meio digital nunca foi tão relevante. Ainda não tem uma loja virtual? Com a plataforma certa é fácil e grátis criar a sua loja virtual.
Por isso, além de um e-commerce, invista em suas redes sociais e em canais que podem servir como “vitrine” para divulgar os seus produtos e serviços, bem como canal de relacionamento com os clientes. Neste sentido, ferramentas como Instagram e WhatsApp podem ser uma boa alternativa.
Como inovar?
Para inovar você não precisa complicar ou gastar muito dinheiro. Ideias simples, na maioria das vezes, representam a tão sonhada inovação que o seu negócio precisa.
Para começar, nada melhor do que conhecer os seus clientes, para saber o que exatamente eles querem. Pesquisa ou enquete nessas horas pode ser uma boa opção. Sabendo o que o seu consumidor quer, por exemplo, dar de presente em uma data especial, é possível ter insights para montar um kit ou trazer o produto comentado. É claro, que tudo isso tem que fazer sentido com o seu negócio, com o que você já oferece.
Além disso, alternativas como benefícios exclusivos para consumidores fiéis ou produtos/ kits personalizados sempre são uma boa opção e que ajudam o seu estabelecimento a se destacar da concorrência.
Parceria vale a pena?
Vale muito a pena, sim. Principalmente neste momento. A parceria pode ser uma alternativa para os negócios. Para isso, deve-se procurar empresas com produtos ou serviços que agreguem valor ao que você oferece.
Pense não apenas em um parceiro para agora, mas algo que possa perdurar para o futuro e ser vantajoso para os dois.
De olho no estoque!
Comece a preparação para a data antes e não na véspera. Por isso, atenção ao estoque. Redobre se for possível a checagem dos itens em armazenamento, para garantir os melhores produtos aos seus clientes e não gerar frustração.
Se você já encomendou, ok. Se ainda não, é hora de correr, mas com cautela, levando em consideração para não ficar com produtos encalhados, bem como aos prazos de entrega dos fornecedores.
Lembre-se também de preparar a sua equipe para o atendimento, para ajudar nas demandas que surgirem, especialmente, as de última hora.
Segurança em primeiro lugar!
Uma das grandes preocupações das pessoas neste momento é com a segurança de sua saúde. Então, pense nessa questão. Se está trabalhando com a loja física aberta, siga os protocolos de higiene, bem como informe os seus clientes sobre isso.
Se estiver com o serviço delivery faça o mesmo e siga as medidas necessárias para proteger seus colaboradores e consumidores.
Como o serviço de entrega tem se destacado bastante neste momento, se você não oferece e pensa em investir, a MarketUP pode te ajudar no gerenciamento. Veja como é simples e fácil, principalmente para quem possui cadastro na plataforma habilitar o recurso delivery.
Atenção no preço do produto!
É importante pensar, ainda mais neste momento, sobre o valor do seu produto. O preço deve cobrir os gastos, mas também levar em consideração a situação econômica do País e de muitos brasileiros que estão sendo afetados pela crise, seja pela diminuição da renda ou desemprego. Pesquise os concorrentes, analise os custos de produção e dos seu serviço e assim, calcule a sua margem de lucro.
Uma promoção sempre é bem-vinda
No atual cenário econômico, os consumidores estão interessados em promoções e condições melhores de preços. Por isso, é o momento ideal para pensar em algum tipo de desconto, seja para frete, pagamento à vista, entre outras opções, que ofereçam vantagens reais para o cliente.
Datas especiais pedem cartões e embalagens
Quando se fala em presente, tanto a embalagem quanto o cartão, fazem toda a diferença. E pensando nisso, a sua empresa também pode se diferenciar. Com as pessoas comprando bastante no online, não será possível fazer um embrulho ou uma dedicatória. E se quiserem fazer isso, terão que encomendar de outro local. E por que você não pode oferecer? Isso tanto na sua loja física quanto na virtual.
Pense em embalagens bonitas e simbólicas para a data, bem como em anexar um cartão ou até quem sabe permitir que se tenha um espaço para mensagens no site, caso o cliente não tenha tempo de entregar o presente.