Empreendedorismo
04
ago

4 Dicas para oferecer um atendimento de qualidade ao seu cliente

As inovações tecnológicas trouxeram diversas mudanças nos hábitos de consumo. Além disso, a pandemia foi um fator decisório das mudanças na forma de consumir, resultando no avanço da digitalização e fazendo com que as pessoas começassem a olhar para as experiências de compras com mais atenção. 

Um estudo divulgado pelo Sebrae do Fórum Corporation apontou que 70% dos clientes que abandonaram uma marca ou empresa o fizeram por não aprovarem a qualidade do atendimento, ou relacionamento.

Pensando nisso, neste artigo trouxemos 4 dicas do Sebrae para oferecer ao seu cliente um atendimento de qualidade, seja na sua loja física ou no seu e-commerce. Afinal, o bom atendimento vai impactar não só na satisfação do seu cliente, como também na sua fidelidade.

Veja como criar sua loja virtual gratuita com o MarketUP

Vamos lá!

Por que devo investir na qualidade do atendimento?

A qualidade no seu atendimento determinará a excelência e satisfação do seu cliente. Quanto mais agradável for a experiência dele, mais isso contribuirá para desenvolver um sentimento positivo em relação a sua marca.

Logo, superar as expectativas do seu consumidor vai influenciar na atração de novos clientes, indicados por ele, gerando crescimento ao seu negócio.

O que não fazer ao atender o cliente?

Quem trabalha com atendimento sabe que basta um erro ou equívoco para que tudo se transforme em reclamações e descontentamento.

Portanto, é ideal capacitar sua equipe de vendas para seguir determinadas condutas no atendimento, evitando contratempos. 

O que não fazer no atendimento:

Então, qual o caminho?

O Sebrae separou algumas dicas para manter um bom relacionamento com o seu cliente, são eles: 

Acolha seu cliente 

Atenda bem a qualquer pessoa que se dirigir ao seu comércio. Para isso, esqueça seus próprios preconceitos e não forme impressões antecipadas e distorcidas dos seus consumidores, oferecendo um atendimento personalizado.

Tenha cordialidade

Cumprimente a todos com um sorriso demonstrando simpatia e atenção. Esse é um modo de nos mostrarmos agradáveis e receptivos, facilitando o contato com o cliente. Sempre que possível, chame-o pelo nome.

Ofereça um atendimento ágil e eficiente

Nunca deixa uma pessoa esperando, para quem espera, um minuto torna-se uma eternidade. No entanto, tenha agilidade e não deixe o cliente esperando.

Faça seu cliente sentir-se especial

Faça com que o cliente sinta-se bem-vindo. Trate-o como alguém especial e importante para a empresa. Comentários positivos valorizam a relação,  mas nunca fale além do necessário, dê tempo para ele explicar o que deseja.

Conheça o MarketUP

Na plataforma MarketUP, você encontra recursos exclusivos para as vendas e a gestão do seu negócio, facilitando o dia a dia da sua empresa, oferecendo condições para você focar nos processos internos e do seu time. 

Crie sua conta grátis!

Leia mais:

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Autor:

Amanda Almeida