Especiais
26
out

Dicas para preparar seu negócio para a Black Friday

Ao tempo em que se aproxima a Black Friday, data mais esperada pelos consumidores, e também, pelas empresas, definir o planejamento e as estratégias com antecedência é fundamental. Para garantir o melhor faturamento no período e a captação de novos clientes.

A Black Friday 2022 está marcada para o dia 25 de novembro, após dois anos de incertezas, com a pandemia da Covid-19. Mesmo com a alta na inflação e o aumento do dólar, as expectativas do varejista para este ano segue em crescimento.

Uma pesquisa realizada pela Globo, revelou que 50% dos consumidores tem intenção de comprar algum produto durante o período. Ainda, apontou crescimento de 3% em comparação a 2021.

E para que seu negócio se organize para essa data tão importante para o comércio, preparamos algumas dicas essenciais para o seu planejamento para a Black Friday. 

Vamos lá!

Por onde começar?

O primeiro passo é o planejamento dos itens que farão parte da oferta, quais serão os descontos e quanto tempo vai durar a promoção. Também é importante ficar atento a precificação dos produtos, margem de lucro e os custos fixos e variáveis desta ação.

Além disso, prepare algo que realmente vá chamar a atenção do seu consumidor, afinal, o cliente só irá comprar na loja se realmente identificar as vantagens para ele.

Além disso, a Black Friday é um período de muita expectativa por parte dos consumidores, por isso, tudo precisa ser bem pensado para não gerar insatisfações com os resultados das ações, e atender às expectativas deles.

O site do seu negócio precisa oferecer segurança

Outra dica muito importante para os dias atuais e para qualquer época, é manter o site da sua loja sempre otimizado e seguro. 

Muitos consumidores deixam de comprar em algum site ao perceber algum problema relativo à segurança. E, principalmente durante a Black Friday, há muitas pessoas mal intencionadas e riscos de golpes. 

Portanto, ofereça ao seu cliente toda a segurança necessária no momento da navegação. E, principalmente, na hora do pagamento, garantindo que os dados deles estejam protegidos.

Além disso, o site deve estar devidamente habilitado para mobile, e a navegação deve ser fluida e intuitiva. Bem como, a pesquisa de itens/produtos e a finalização da compra.

Tenha opções diversificadas de pagamento

Além da otimização do site da sua loja, outra dica importante são os meios de pagamento que o seu negócio vai oferecer durante o período da promoção. 

Afinal, qualquer percepção de limitação no pagamento, o consumidor pode abandonar o carrinho e não comprar do seu negócio.

Algumas opções de pagamento são indispensáveis hoje como, por exemplo, PIX, boleto, cartão de crédito e débito. Além disso, fique atento as bandeiras que seu estabelecimento atende e deixe visível ao cliente. 

Por fim, o checkout transparente é uma opção interessante para quem possui comércio eletrônico. Ele permite que o processo de compra seja simplificado e centraliza as principais informações a respeito da compra em uma página. 

Assim, ele também ajuda o varejo online a aumentar as vendas, visto que o consumidor tende a fechar compras em um menor tempo, gastando poucos cliques.

Crie promoções que chame atenção do seu público

Como citamos acima, não adianta oferecer promoções que não apresente vantagens ao público, até porque, em alguns casos, o consumidor pode se sentir lesado e deixar de comprar na sua loja.

Para isso, evite cobrar preços exorbitantes em algum item antes da black friday somente para baixar os valores durante a data, dizendo que está fazendo uma boa promoção (redigir)

Para isso, evite aumentar os preços dos produtos antes da Black Friday e diminuir durante a data, isso afeta a reputação do seu negócio e afeta a credibilidade do seu empreendimento perante o público.

Hoje, muitos sites especializados já orientam os consumidores a compararem os preços e caso isso seja perceptível no seu negócio pode gerar certa desconfiança dos consumidores.

Isso é o principal fator para o consumidor procurar o mesmo produto em outras lojas que estejam oferecendo o mesmo produto com valores abaixo e com promoções de fato.

Neste caso, o planejamento e a estratégia são fundamentais, para isso, você poderá pensar em opções como: combos; kits; leve mais, pague menos; queima de estoque; entre outras.

Assim, você cria ofertas equilibradas, que façam sentido e gerem interesse do público e, simultaneamente, não tragam prejuízos para sua empresa.

Configure promoções e aplique descontos automaticamente com o PDV MarketUP

Utilize canais estratégicos para divulgação

Os canais de vendas são essenciais para divulgar a sua marca e suas promoções em épocas especiais e datas comemorativas como a Black Friday. Um exemplo disso, é o WhatsApp, e-mails marketing e redes sociais.

As redes sociais são peça chave no engajamento do seu público, bem como, para a divulgação das promoções. Também são ótimas oportunidades para expor a vitrine do seu negócio. 

São diversas as funcionalidades oferecidas por cada uma delas, e quando bem exploradas permite chamar a atenção dos consumidores, alcançando potenciais compradores e engajando o público.  

Organize seu estoque 

O estoque é um grande aliado do sucesso da Black Friday, o preparo e o planejamento vai garantir que tudo ocorra bem executado no dia. 

Para isso, realize o levantamento dos produtos mais procurados por seus clientes, assim, você conseguirá saber o que deve repor, bem como, o que implementar como promoção.

Nesse sentido, utilizar um ERP para gerenciar o seu estoque é uma excelente maneira de fazer o controle do seu estabelecimento de maneira eficiente, otimizada e mais assertiva. 

O MarketUP é uma plataforma totalmente online e gratuita, com recursos que atendem diversos segmentos, para uma gestão menos burocrática e mais ágil. 

Dessa forma, realize a movimentação, controle a produção própria, e consulte todas as informações de um único sistema. 

Através dele, também é possível acompanhar os produtos de seu estoque com facilidade, trazendo mais produtividade e aprimorando a gestão do seu negócio.

Realize o controle do seu estoque com o MarketUP sem burocracia;

Dica Extra

Apesar de investir na captação de vendas e alcance de potenciais compradores, é imprescindível se preparar para solucionar possíveis problemas ou transtornos como trocas e devoluções de peças, cancelamentos, reclamações, entre outras coisas.

Com o MarketUP, você acompanha as suas vendas em tempo real, e conta com relatórios específicos para acompanhar o desempenho do seu negócio durante a semana da Black Friday.

Além disso, nossa plataforma tem uma Conta digital integrada, com cartão Visa, sem taxa de abertura e sem manutenção e mensalidade. 

Visite agora nosso site e conheça nossos recursos;

Leia também:

Por que vender seus produtos em marketplaces na Black Friday

Como deixar o estoque pronto para a Black Friday

Como preparar sua loja virtual para a Black Friday 

Acesse agora nosso site e crie sua conta grátis!

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Autor:

Amanda Almeida