Finanças e Tributos
25
out

6 dicas simples para economizar e lucrar mais com a sua empresa

É importante prestar atenção à rotina do negócio, planejando os seus serviços e recursos, para saber como economizar e lucrar sempre

Todo empreendedor deve entender algo sobre economia (e, consequentemente, como economizar). Pelo menos o básico, de modo que dê a atenção necessária para algumas áreas e não saia no prejuízo. Numa época de trepidação e instabilidade econômica, qualquer imprudência pode custar caro.

Para isto é necessário se preparar mentalmente. Em um momento de dívida, por exemplo, não é recomendado pensar negativo, pois fica impossibilitada a chance de encontrar uma solução. Neste caso, em específico, o melhor a se fazer é contar com ajuda da sua contabilidade e quem entende do negócio.

Veja outras dicas a seguir para se manter nas rédeas das finanças empresariais.

O importante são os detalhes

Prestar atenção na situação de higiene da empresa, alimentação dos funcionários e produtos necessários para o bem-estar dos mesmos são de extrema importância para uma maior produtividade. Afinal, se faltar alguma coisa para o funcionário ele não irá trabalhar bem. Dê mais atenção aos pequenos valores.

Sem pressa

É mais fácil falar do que fazer, mas tomar alguns minutos extras, para negociar termos melhores com os seus clientes e vendedores pode aumentar mais a sua riqueza do que economizar em pequenas coisas na empresa. Tudo bem, cortar custos faz sobrar mais dinheiro, mas o potencial de dinheiro a ganhar é teoricamente ilimitado dependendo do seu nicho de negócio.

Não misture negócios e despesas pessoais

Existem milhares de motivos para você não misturar suas contas pessoais com as de negócios, o que inclui taxas e tributos, responsabilidades duplas e registros contábeis confusos, por exemplo. Quando as coisas não vão bem, resista ao impulso de ajudar o seu negócio com as finanças pessoais. Pois isto certamente criará uma bagunça, que você terá de lidar mais cedo ou mais tarde.

Evite esperar muito para fazer um empréstimo

Um erro comum de se cometer é esperar até que o seu negócio esteja num problema de financeiro. Antes de solicitar um empréstimo ou linha de crédito em um momento que você terá menos chances de conseguir financiamento, opte por aplicar um empréstimo quando suas finanças ainda estão em um bom estado. Desta maneira o financiamento poderá ser usado para expansão ou como uma linha de emergência para crédito.

Faça projeções financeiras

É recomendável ter um direcionamento financeiro preciso. Seu principal esquema de negócios favorecerá a antecipar desafios futuros. Além de ficar no pé de todos os seus pequenos gastos, para não saírem do controle. Se tiver tudo anotado, você terá mais conhecimento de para aonde seu dinheiro está indo – e para onde pode ir.

Pense além do dinheiro

Quando o seu negócio estiver com um fluxo de caixa baixo e você quiser fazer uma otimização em sua loja. Não é necessário fechar as portas. Ainda existe a prática antiga da troca. Alguns empreendedores ofereceram os seus serviços em troca de outros ofícios alheios, como, por exemplo, oferecer um produto para a empresa que prestará serviços para você, em troca dela ajudar seu negócio a fazer aquela expansão tão desejada. Como uma negociação comum, a pior resposta que você pode receber é um não.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.