Dicas para vender na Páscoa em tempo de coronavírus
Estamos nos aproximando de uma data bem lucrativa para o comércio: a Páscoa. Porém, a pandemia de coronavírus (Covid-19) mostra um cenário bem diferente dos anos anteriores.
A Páscoa que costuma ser um período próspero para muitos comerciantes autônomos, que atuam principalmente na área de doceria, este ano está gerando preocupação para os microempresários. Pois, muitos estão reclamando da queda no número de pedidos de ovos de chocolate.
Com a Covid-19, a data foi esquecida por grande parte dos brasileiros. Porém, para quem trabalha com este segmento é uma época de ganhar dinheiro e vender mais.
Mesmo com a pandemia que cerca nosso País, muitos empreendedores estão enxergando na crise outros formatos de venda, assim como alternativas para comercializar seus produtos.
Para ajudar você, empreendedor, separamos algumas dicas que podem te ajudar a vender neste período.
#1- PLANEJAMENTO ALÉM DOS OVOS
Apesar de muitos comerciantes estarem preocupados apenas com as vendas de ovos de Páscoa, precisam entender que esta data pode ter outras opções para o cliente. Doces “coadjuvantes”, que não são estrela principal têm grande potencial de venda. Bolos ou os cupcakes, além de outros docinhos de chocolate, que podem contribuir para aumentar a demanda do público. Porém, é preciso também se atentar ao preço desses produtos, já que muita gente procura alternativas ao ovo de Páscoa, justamente pelo alto valor do protagonista da época. Para isso, é necessário conciliar preço acessível ao público, redução de custos nas vendas e, claro, o lucro no investimento.
#2- REDES SOCIAIS
Um bom recurso que as empresas estão utilizando com muita frequência neste período, são as redes sociais. Se antes, elas não faziam parte do planejamento de marketing do seu estabelecimento, agora pode ser uma boa estratégia, por isso, aposte nestas plataformas. O Instagram, por exemplo, é um bom canal para postar conteúdos sobre o período, já que a rede social tem como principal atributo a imagem — oportunidade para fotos e vídeos com belos doces. Além de ser uma rede muito utilizada nos últimos anos.
#3- PROMOÇÕES
Sabemos que uma promoção quando bem estruturada pode ser uma boa alternativa para atrair o seu público. Muitos consumidores não estão querendo investir nesse momento, portanto, apostar em promoção pode ser uma estratégia eficaz.
Crie promoções atrativas que ofereçam vantagens reais e que sejam capazes de atrair mais clientes. Mas, lembre-se que é necessário planejamento, principalmente de estoque, para garantir que a alta demanda possa ser atendida.
#4- DELIVERY
Como os estabelecimentos estão fechados e as pessoas vêm comprindo o isolamento social, o delivery é uma excelente opção para os clientes, assim como para as empresas.
Apesar deste serviço ser uma tendência e que já movimenta R$ 11 bilhões por ano, segundo dados da pesquisa da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL). Ainda há, muitas empresas que não investiram nessa modalidade. Porém, não se preocupe, o sistema de gestão integrado MarketUP pode te ajudar.
-
Como implementar delivery em seu estabelecimento
Com a plataforma de gestão gratuita MarketUP é possível habilitar esse recurso de maneira simples e rápida. Se, você possui o seu próprio sistema de entrega, com o sistema você pode gerenciar seus pedidos, status, identificar entregador e muito mais. Entretanto, sabemos que muitos estabelecimentos trabalham com os aplicativos de entrega como: Rappi, Loggi, iFood, Uber Eats entre outros. É possível cadastrar esses pedidos dentro do sistema MarketUP e acompanhar o status do pedido no próprio PDV da plataforma.
Quer saber mais, veja como habilitar o delivery em seu estabelecimento de maneira simples e fácil:
https://www.youtube.com/watch?v=IhJ_wYFIiOo
POR: TAINÁ ALMEIDA