Gestão e Vendas
14
ago

Dropshipping seria uma nova forma de vender online?

Para você empreendedor que está começando um novo negócio, o dropshipping pode ser uma ótima ideia com custo beneficio.

O termo dropshipping nasceu da junção de 2 palavras: drop, que significa largar, e shipping, que pode ser traduzida como remessa, ou seja, uma forma de vender produtos, através de sites funcionando como um intermediário entre o comprador e o fornecedor.

 

Um modelo de negócios ideal para empresários que não tem como realizar grandes investimentos em mercadorias. Através do seu e-commerce que funciona como uma vitrine virtual, o cliente efetua a compra e você recebe a ordem de serviço e encaminha ao fornecedor, ou seja, o parceiro dropship que envia o produto ao cliente em nome de sua empresa.

 

Esse tipo de negócio faz com que o empreendedor não manipule ou tenha acesso ao produto, facilitando a abertura do negócio, pois não é necessário estoque.

 

O lucro com essa intermediação vem da diferença de preço entre o valor que você divulga na sua loja online e o que o seu parceiro dropshipping cobra.

 

Presente mais de 10 anos no mercado, essa atividade possui benefícios e desvantagens.

Benefícios

 

Menos gastos: Não é preciso investir em estoque. É possível começar o negócio com pouco dinheiro

 

Flexibilidade: É possível trabalhar de qualquer lugar, basta uma conexão de internet.

 

Variedade de produtos: Como você não precisa comprar com antecedência os itens para vender, é possível oferecer uma ampla variedade de produtos para os seus clientes.

 

Desvantagens

 

Alta competição: Você terá uma grande concorrência entre as pessoas que também usam esse meio para venda, além de não poder ter uma variedade de produtos exclusivos.

 

Margens baixas: A margem baixa, já que normalmente com dropshipping seu lucro será em torno de 20%.

 

Controle dos produtos: Quando se tem um estoque é mais fácil controlar quais produtos disponíveis, porém quando o produto vem de terceiros é possível ter problemas na hora da venda. Por você estar confiando o catálogo a alguém, podem surgir ocasiões em que um pedido de envio é passado para o dropshipping, sendo que o produto já foi vendido. O efeito disso é muito grande, já que acaba refletindo no prazo de entrega e acarretando outros prejuízos.

 

Por: Tainá Almeida

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.