E-commerce: maioria das lojas foi afetada pela greve
A greve dos caminhoneiros veio afetando o e-commerce desde o seu início, assim como muitos outros setores do Brasil
Desde o dia 21 de maio, data em que se iniciou a greve dos caminhoneiros, todos os serviços do país foram afetados por este grande problema logístico que foi fruto destes protestos nas estradas brasileiras. E acabou afetando o e-commerce também.
Segundo a Tray, unidade de e-commerce da Locaweb, o comércio eletrônico registrou queda de 40% no número de pedidos na última semana, em comparação às ultimas três passadas. os dados foram divulgados pela revista ISTOÉ.
De acordo com levantamento feito pela Loja Integrada com quase 450 lojistas virtuais em todo o território nacional, 82,1% deles afirmaram que já estão sentindo os impactos negativos da greve em suas vendas.
Dificuldades de entrega
Ainda segundo o levantamento da Loja Integrada 71,9%, para o site E-commerce Brasil, dos entrevistados relataram estar com dificuldades para manter oi calendário de entregas aos consumidores finais. Enquanto 83% deles afirmaram que as vendas diminuíram consideravelmente.
Para acalmar os ânimos
Alfredo Soares, responsável pela plataforma Loja Integrada, dá a dica para os lojistas acalmarem os ânimos dos clientes:
“O Brasil passa por um momento delicado e vários setores estão sendo impactados. O lojista precisa estar preparado para informar seu cliente sobre a demora, oferecer novos prazos, além de preparar o atendimento para possíveis perguntas e reclamações. Uma boa dica é usar as redes sociais para se comunicar com seus consumidores, investir em novas formas de envio ou parcerias, além de oferecer um cupom de desconto para uma próxima compra, por exemplo, mas sem prejudicar o bem-estar financeiro da loja”.
O levantamento estatístico também concluiu que 23,8% dos entrevistados afirmaram que os cancelamentos das compras são um problema na greve. Os estados que foram mais afetados pela paralisação dos caminhoneiros são, até o momento, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Menor faturamento
A redação do E-Commerce Brasil entrou em contato com varejistas para entender o impacto da greve dos caminhoneiros e descobriu que, em alguns casos, o prejuízo no faturamento diário chega a 49%.
Segundo um levantamento da ROI Rocket, o volume de buscas nos 10 principais sites de e-commerce atendidos pela agência caiu em média 14,74% – a ROI Rocket atende lojas virtuais de segmentos diversos como moda, móveis, decoração, suplementos alimentares, artigos para casa e lazer, acessórios para carro e moto.
De acordo com o diretor da agência, Cristiano Pohren, os dados são baseados em campanhas de performance como Google Adwords. “O faturamento caiu em média 49,51%, e a taxa de conversão sofreu queda de 23,36%, sendo esta última a que mais afetou nossos clientes”, disse.
Fontes: E-commerce Brasil, Canal Tech e ISTOÉ