Em clima de Copa, setor cervejeiro estima fechar o ano com 8% em alta no consumo
Com a Copa do Mundo se aproximando, o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), estipulou um crescimento de aproximadamente 8% no consumo da bebida, em relação a 2021, atingindo um volume de vendas em mais de 15,4 bilhões de litros.
Segundo o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky, a Copa no período do verão e no contexto das festas de final de ano, traz mais otimismo para as vendas da bebida.
“A indústria da cerveja está confiante para os próximos meses, com o retorno de festivais musicais, festas tradicionais e a Copa do Mundo, que reúne duas paixões dos brasileiros: a cerveja e o futebol. Será um momento de celebrar, de encontrar a família e os amigos para assistir aos jogos, com o ineditismo de ser realizada em um mês mais quente”, afirmou.
Antes da pandemia, em 2019, o consumo girava entorno de 38% no off-trade (aquele em que o consumidor faz a compra de um produto e leva para consumir em casa), em pontos de venda como supermercados, hipermercados e mercearias; em bares e restaurantes totalizava 62%.
Em 2021, o consumo de cerveja fora do lar passou a registrar 58,4% do total, enquanto o consumo off-trade, subiu para 41,6%. Para a Sindicerv, a tendência é fechar o ano de 2022 com o consumo no lar em proporção maior que o usual.
De acordo com dados do IPCA (Índice Nacional de Preço ao Consumidor Amplo), a cerveja consumida em domicílio teve 5,9% de alta no ano, enquanto a bebida fora do lar chegou a 5,3%.
Dessa forma, o setor projeta que a categoria da cerveja sem álcool tenha uma alta de 37% no acumulado deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 400 milhões de litros consumidos em todo o Brasil.
Em 2021, a categoria havia registrado crescimento de 44% em relação a 2020, com venda de 284 milhões de litros, segundo o monitoramento do sindicato.
Apesar de representar uma parcela pequena no consumo total do mercado, o setor vem se destacando no crescimento desse tipo de cerveja, considerando o momento de recuperação pós-pandemia.
Assim, o setor acrescenta haver uma crescente busca do consumidor por um estilo de vida mais equilibrado e que os investimentos em inovação e sabor impulsionaram a categoria.
Preparação para as festividades com o MarketUP
Além da Copa do Mundo, as festividades de final de ano como, Natal e Réveillon, impulsionaram a contratação de funcionários no setor de bares e restaurantes.
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 45% dos empresários afirmam ter a intenção de ampliar o quadro de funcionários até o final do ano.
Com os recursos MarketUP, os empresários contam com soluções inovadoras para automatizar seus processos, elevando a satisfação dos seus clientes.
Dessa forma, com o recurso de Comandas, você oferece um atendimento mais ágil e personalizado, bem como o Delivery, que promove uma experiência mais confortável aos seus consumidores.
Ainda, conta com o PDV MarketUP, uma frente de caixa completa para otimizar o seu processo de venda.
Acesse agora nosso site e crie sua conta grátis!
Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP!
Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.
Fonte: CNN Brasil