Empreendedores: assistam ao Shark Tank Brasil
Versão brasileira do show de franquia internacional coloca empreendedores apresentando ideias de negócios a potenciais investidores
No programa Shark Tank Brasil, distribuído pela rede de televisão Sony, os participantes são empreendedores que possuem ideias inovadoras e engenhosas. Todos eles buscam um investidor em troca de uma parcela de sua empresa. Os tais investidores, chamados de “sharks” (ou “tubarões” em português), são donos das maiores empresas do país, como Polishop e China in Box.
A principal função dos sharks é questionar o pequeno empreendedor para entender as minúcias do produto sugerido, de modo que decidam aplicar ou não no que foi apresentado. O interessante do programa é como grandes quantias em dinheiros são direcionadas em poucos momentos diante das câmeras.
Estes tubarões são bem conhecidos e possuem grande conhecimento de mercado: João Apolinário – Fundador da Polishop, Carlos Wizard – fundador da escola de inglês Wizard, Cris Arcangeli – Empresário do ramo de cosméticos e alimentícios funcionais, Robinson Shiba – Fundador da China in Box e Rede Gendhai, Camila Farani – Presidente da Gávea Angels e co – fundadora do (MIA) Mulheres Investidoras Anjo, Sorocaba – Músico, empresário e investidor e Caito Maia – fundador da Chilli Beans.
No programa, os candidatos a sócios fazem uma apresentação de até 5 minutos de seu produto, com a finalidade de despertar o interesse dos investidores. Essa parte é de suma importância para todo o empreendedor, isto é, saber vender.
Sem dúvidas, os participantes fazem treinos de apresentação, pois eles valorizam os pontos mais importantes do produto e estudaram o valor de mercado de sua empresa através do histórico financeiro e de investimentos. É quase uma aula. Um empreendedor pode aprender bastante com o programa, afinal, empreender é ter percepção para encontrar chances em tudo e aprender com o que o mundo dos negócios oferece.
No programa você ainda consegue ver todos os princípios da negociação aplicados na prática, como as diretrizes do produto, o mercado para qual solução serviria, seu diferencial e potencial de investimento.
Tido de forma fácil e direta, ensina além de entreter. As dicas dos tubarões são muito aproveitáveis e mostram que é necessária bastante inteligência emocional e sangue frio para tomar boas decisões em momentos difíceis.
No programa, os tubarões não têm medo de trabalhar o emocional dos participantes e é bom analisar como as relações mudam por questões emocionais. Outro bom fator é que você pode aprender com os erros dos participantes, tendo como exemplo um episódio em que um empreendedor avaliou o seu próprio negócio em milhões de reais, sendo que ele não havia vendido ainda nenhuma unidade do produto oferecido.
A valoração da empresa é sempre exigida pelos investidores, pois define bastante o montante a ser aplicado. Uma forma para você estipular o valor de sua empresa seria calcular o histórico financeiro, como as vendas, fluxo de caixa e faturamento. Procurar um contador para ajudá-lo também é uma boa opção.
Em outro episódio os tubarões rejeitavam negócios por não serem rentáveis. Os fatores seriam o enchimento do mercado e a falta de rentabilidade devido à alta concorrência. Portanto é relevante fazer um bom estudo de mercado a respeito do produto que você quer lançar. Há de se saber o tamanho da concorrência, o custo de produção e a margem de lucro para não haver perda de dinheiro e energia.
Também é indispensável buscar a regulação de seu produto junto às entidades responsáveis. Isso pode ser observado no episódio em que um inventor conseguiu fazer uma prótese mais barata e acessível, porém ainda não estava regulamentado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Mesmo com uma ideia promissora os tubarões não se arriscaram.
Em alguns episódios, empreendedores iniciantes já tinham determinado em qual tubarão focar, como no fundador da Polishop, por exemplo, para ter maior alcance de vendas e valor monetário. Outros empresários estavam apenas buscando um tutor experiente que tenha o conhecimento de mercado para ajudar a sua empresa a subir.
O programa Shark Tank Brasil dá ânimo e valentia para o empresariado brasileiro, mostrando muitas ideias inovadoras no mercado nacional que, provavelmente, não são muito conhecidas. Também exibe as ideias dos empresários mais poderosos do Brasil, cada um com a sua trajetória e história.
De certa forma o show nos ensina a pensar como um “shark”, e mostra os dois lados da moeda na busca por investimentos. A análise deste programa pode auxiliar no futuro de pequenos e micro empresários com itens inovadores a conseguirem aplicações importantes para evoluir no futuro promissor as empresa.