Notícias
26
out

Empresa brasileira oferece R$500 milhões para financiar projetos

Mecanismo lançou uma nova linha de crédito que dá apoio às empresas que investirem em projetos de pesquisa e desenvolvimento

O novo procedimento da Finep – Empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação, prevê taxas de juros menores e prazos de carência mais longos. O dinheiro estará disponível para aquelas empresas que se enquadrarem nos requisitos.

Ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Finep financia tanto empresas quanto universidades. Os recursos disponíveis são derivados da própria instituição. Foi informado ainda que caso seja necessário o orçamento, de R$ 5 milhões, será ampliado.

O presidente da Finep, Marcos Cintra, disse durante o lançamento do projeto na sede da Federação das indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), que isso é um grande avanço para as empresas brasileira. “Na Coréia 80% dos pesquisadores estão nas empresas. No Brasil é o inverso, são só 20%. Os outros 80% estão nas universidades ou nos laboratórios públicos”. Cintra ainda destacou que a Finep está oferecendo recursos de longo prazo (16 anos, no máximo), barato e acessível às empresas para elas desenvolverem os seus projetos de inovação, desde que tragam o meio acadêmico para o desenvolvimento.

Ainda segundo o presidente, na maioria das vezes, as empresas não geram ideias inovadoras porque os pesquisadores não são contratados. Paralelamente, pesquisadores preferem mais suas teses e estudos e não trabalhar em projetos dos setores produtivos. “Esse programa faz com que a empresa diga ao pesquisador o que ela precisa e pague o pesquisador para desenvolver o produto”, comenta.

Muitas empresas não tinham conhecimento desta linha de crédito, até a divulgação do projeto que ocorreu no final de outubro. “Acredito que diversas áreas de negócios menores comecem a se interessar a partir da divulgação do programa”, afirma Cintra.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.