Finanças e Tributos
30
out

Entenda a diferença entre Pix, TED e DOC

Muito tem se falado sobre Pix, não é mesmo? Este pode ser um assunto que ainda é motivo de dúvidas para algumas pessoas. Por exemplo, você sabe qual é a diferença entre Pix, TED e DOC? Este novo meio de pagamento apresenta características bastante distintas dos demais, assim como algumas importantes vantagens. 

Qual é a diferença entre Pix, TED e DOC

O Pix é o novo meio de pagamento que será lançado pelo Banco Central em 16 de novembro de 2020. Ele funcionará de maneira instantânea, ou seja, você receberá e poderá fazer pagamentos em tempo real. 

Atualmente, as instituições financeiras oferecem dois meios de pagamento: o TED e o DOC. O Pix será mais uma opção para que as pessoas possam movimentar seu dinheiro. Confira quais são as principais características de cada meio:

TED – Transferência Eletrônica Disponível

Escolhendo o TED como meio de pagamento, o dinheiro que será enviado para outra pessoa só será creditado na conta até às 17 horas do mesmo dia. Se for após esse horário, esta movimentação ficará para o dia seguinte. 

Na opção TED não tem um valor mínimo para transferências e é possível fazer movimentações superiores a R$ 5 mil. Além disso, TED só funciona em dias úteis.

DOC – Documento de Ordem de Crédito

Bastante utilizado pela maioria das pessoas, o DOC é a opção de pagamento que tem como valor máximo R$ 4.999,99. O dinheiro é creditado na conta do destinatário no dia seguinte da operação e caso seja realizada após às 22h, levará até mais de um dia útil.

Igual ao TED, o DOC também só pode ser feita em dias úteis.

Pix

O Pix está chegando com o objetivo de simplificar as movimentações financeiras dos brasileiros. Afinal, ele vai funcionar o tempo todo, ou seja, 24 horas por dia e 7 dias por semana, mesmo aos finais de semana e feriados. 

É possível comparar o Pix com transferências realizadas entre contas do mesmo banco. Nesta opção, em questão de segundos o dinheiro será creditado na conta de destino. Outro ponto importante do Pix é que para fazer transferências você só vai precisar da chave Pix, podendo ser o número do celular, CPF ou e-mail, por exemplo. Enquanto em movimentações TED e DOC é preciso ter todas as informações completas da conta do banco do destinatário. 

Você já cadastrou suas chaves Pix? Prepare-se para aproveitar o melhor deste novo meio de pagamento!

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.