Black Friday 2019: 5 erros que podem ser fatais para as PMEs
A Black Friday deste ano acontecerá no dia 29 de novembro, e empresas do mundo todo já estão se preparando para a data. Assim como os consumidores, que já preparam suas carteiras para adquirir produtos que desejam há tempos e adiantar as compras de Natal. Segundo um levantamento feito pelo Google, o número de buscas pela Black Friday já é 14% maior do que o mesmo período do ano passado.
Em nosso primeiro artigo sobre a Black Friday 2019, trouxemos algumas dicas para você preparar sua loja virtual para a data. Agora, em nosso segundo conteúdo dedicado a ajudar você, pequeno empreendedor, a se preparar para a Black Friday, falaremos sobre alguns erros que devem ser evitados. Alguns deles, quando cometidos, podem sabotar todo seu trabalho duro e afastar de vez os seus clientes.
Para evitar que o pior aconteça – e para garantir que sua pequena empresa tenha uma Black Friday de sucesso -, separamos alguns deles a seguir. Então, continue com a gente até o final e tome precauções para evitar estes 5 erros no seu negócio.
#1 – Deixar para anunciar de última hora
Para que sua empresa consiga alcançar sucesso nas vendas durante a Black Friday, deve haver todo um planejamento anterior à data. Por exemplo, criando e anunciando as campanhas que serão praticadas pela empresa antecipadamente. Nos primeiro dias de novembro já é comum ver anúncios que aumentam as expectativas dos consumidores para o grande dia. Deixar para fazer isso de última hora, faltando apenas poucos dias, pode acabar sabotando toda a sua estratégia.
#2 – Oferecer boas ofertas que não existem
Todos os anos, durante a Black Friday, centenas de empresas são alvos de reclamações de clientes insatisfeitos que se sentiram enganados de alguma maneira. Na era da internet, essas reclamações se propagam e perduram, representando uma grande mancha na reputação da empresa. Para evitar que a sua empresa tenha uma mancha dessas – e que clientes se afastem dela por causa disso -, é importante garantir que todas as ofertas oferecidas sejam 100% reais.
#3 – Fazer um mal planejamento do estoque
Imagine que você conseguiu, com sucesso, criar boas campanhas e atrair muitos clientes para sua loja na Black Friday. O que aconteceria se, antes da metade do dia, todo seu estoque acabasse e você não tivesse como atender os clientes restantes? Em um dia normal, você talvez ficasse feliz pelo “sucesso” do seu negócio, mas na Black Friday, isso representa um erro grave: falta de planejamento. Ao prometer um dia inteiro de promoções, você deve ser capaz de entregar isso a todos, portanto é fundamental preparar o estoque para o grande dia.
#4 – Esquecer de fidelizar os novos clientes
Você sabia que quase 300 mil brasileiros compraram pela primeira vez pela internet durante a Black Friday 2016? Foram 300 mil novos clientes que as lojas virtuais tiveram o desafio de fidelizar, ou seja, manter comprando mesmo depois da data. E fidelizar novos clientes por meio de boas promoções durante é uma lição a ser aprendida. Caso contrário, sua loja pode até ter bons resultados na Black Friday, mas o resto do ano pode ser bem complicado sem a presença de clientes fiéis.
#5 – Oferecer uma experiência desagradável
A Black Friday é uma oportunidade de ouro para os lojistas encantarem e fidelizarem seus clientes por meio de uma boa experiência de compra. Portanto, esse é o momento de, se possível, contratar mais atendentes e priorizar a qualidade do atendimento. Afinal, quando um cliente tem uma experiência de compra que o desagrada, ele tem menos vontade de retornar àquele estabelecimento. Então, nesta Black Friday, não fique atento apenas aos preços, mas também ao atendimento.
Por: Luis Carvalho