Empreendedorismo
14
nov

Especial Ser Empreendedor – Cada cliente é um parceiro

Sem o cliente, nenhuma empresa sobrevive – então todo empreendedor precisa cativá-lo

A empresa que já tem um bom número de clientes e a que está começando a ter convivem com uma mesma expectativa: cativá-los. Fazendo isso, a empresa os manterá – o que a ajudará a conquistar um cliente ou mais depois. Uma ação leva mesmo à outra.

Por esse motivo a expressão fidelizar os clientes ganhou tanto destaque nos últimos tempos. É uma expressão um tanto rebuscada, mas que significa algo bem simples – o cliente tem que gostar da empresa. E o começo de tudo para isso acontecer é a empresa gostar do cliente.

Muitos detalhes fazem parte desse processo. E o dono da empresa tem que cuidar de todos. De bate-pronto: cada cliente gosta de ser tratado como cliente especial, imprescindível, único. Essa é de fato a regra número 1 e, portanto, todas as outras se derivam dela.

Desenvolvendo então as outras regras, é melhor pôr na linha de frente – vendedores, por exemplo – pessoas que sejam naturalmente simpáticas. A primeira impressão é de verdade a que quase sempre fica. Sim, uma primeira impressão pode ser revertida – mas vai custar tempo para a empresa. Melhor evitar. Cadastros complexos formam outro item a ser evitado. Eles assustam. E nisso a tecnologia, de novo, ajuda, desembaraçando a linha de transmissão entre o cliente e a empresa. Dá para ele preencher o cadastro, ou que outro documento desse gênero for, de casa, ou do trabalho. Ainda nesse capítulo, a comunicação da empresa com os clientes deve ser feita de um jeito fácil – e ágil. De novo a tecnologia está aí para auxiliar. O Wi-Fi criou um novo mundo. Ganha mais quem se aproveita mais dele.

Assuma seus erros. O cliente tem que ter confiança na sua empresa – e admitir eventuais equívocos no atendimento a ele, tomando rapidamente medidas para resolvê-los, é uma maneira sim de mostrar que a empresa sempre pretende oferecer a ele o melhor, do próprio atendimento ao produto, ou serviço. Aliás, toda empresa precisa ver o cliente como parceiro. E ele é mesmo o principal parceiro. Que empresa cresce sem ele?

Outro mandamento de todo bom empreendedor é que uma empresa não oferece só produtos, ou serviços – antes, oferece a solução para as necessidades dos clientes. Então a venda não é apenas uma venda: é uma experiência em que quem compra vai, se tudo for feito do modo certo pela empresa que ele procurou, se sentir satisfeito por encontrar exatamente o que precisava.

Deixar o cliente, pode-se dizer assim, quieto no seu canto não é obviamente uma boa estratégia. Use a tecnologia para movimentar a lista de clientes da empresa, incentivando cada um deles a voltar a adquirir seu produto, ou serviço. A correspondência virtual é bastante eficiente para isso. E quando for necessário a empresa pode até fazer conferências de áudio e vídeo com determinados grupos da clientela.

E hoje em dia, como se sabe, a tecnologia é, além de tudo o que oferece, e aliás principalmente por tudo que oferece, um grande cartão de visita de uma empresa. Os clientes com que se interage usando as ferramentas da informática sentem que estão sendo tratados com o que há de melhor na correspondência entre eles e a empresa. É uma forma também muito poderosa de cativá-los.

DICA OFFICE 365

O Office 365 Business Premium da Microsoft ajuda você a cuidar dos seus clientes com recursos como esses:

Videoconferência HD – Informe os lançamentos da sua empresa de uma forma simples e, como tudo no Office 365 Premium, online – nesse caso, para até 250 clientes em uma única chamada. Você economiza tempo e dinheiro com eventos. E os clientes têm rápido acesso às novidades da sua empresa.

Bookings – Página da web pública personalizável: permite que os clientes encontrem horários disponíveis e agendem compromissos com a empresa 24h por dia, sete dias por semana.

Você pode isto e muito mais com o Office 365 Business Premium da Microsoft.

Compre agora o Office 365 Business Premium da Microsoft e use a tecnologia para cativar os seus clientes

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.