Empreendedorismo
28
nov

Especial Ser Empreendedor – A força da capacitação

A capacitação de uma empresa é uma boa maneira de ajudar o empreendedor a ter o que sempre deseja: menos custos e mais produção

De fato, o mundo do empreendedorismo tem uma linguagem própria. Capacitar, por exemplo, é mais uma das palavras do meio que está cada vez mais em alta. Toda empresa quer sempre estar pronta, dispondo então dos atributos técnicos e dos recursos humanos para realizar bem seu trabalho. Assim, as empresas, para atuar no nível pretendido, precisam investir em dois níveis: tecnologia e capacitação de pessoas, sendo que esses dois níveis se cruzam – a tecnologia avançada requer funcionários preparados para trabalhar com ela.

Na parte tecnológica, e especificamente na informática, tão fundamental para todos os ramos de atuação, a empresa tem que ter as ferramentas compatíveis com o seu negócio – e todas atualizadas, evitando adversidades inesperadas. E entre os funcionários é necessário promover cursos e treinamentos. O empreendedor só tem a ganhar ao capacitar sua empresa, uma vez que a capacitação propiciará resultados que todo dono de negócio gosta de ter:

• Redução de custos.
• Diminuição na rotatividade de pessoal – e com retenção de talentos.
• Melhor interação no trabalho – e com maior foco nos objetivos.
• Mais competitividade.
• Maior produção.

Não, não só as grandes empresas podem se valer desse processo. As menores também. Afinal cada empresa vai ter a sua própria maneira de se capacitar – alinhando-se às suas metas e tamanho. E além disso há uma série de cursos de capacitação virtuais, com custo menor e, em certos casos até mesmo nenhum custo para o empreendedor.

Eis a seguir algumas dicas para as empresas de menor porte:

• O próprio empreendedor tem de se aperfeiçoar periodicamente. Como líder, passará o exemplo para a equipe.
• E ele também deve transmitir o conhecimento a todos – ou aos gerentes, para que o retransmitam.
• Incentive o aprendizado.
• Aposte na inovação.
• Valorize os resultados obtidos pela equipe após a capacitação.

Capacitar funcionários e tecnologia, então, não deve mesmo ser visto como gasto e sim como investimento.

E mais. De uma certa forma, a capacitação vai servir como uma espécie de seleção natural de funcionários – os melhores são os que se entregam com mais empenho ao processo, reconhecendo o esforço da empresa para aprimorar o seu serviço. E tendo os melhores funcionários na equipe a chance de a empresa ser ainda melhor aumenta muito.

DICAS OFFICE 365 PREMIUM

O Office 365 Premium da Microsoft traz recursos para você estar ainda mais próximo dos seus funcionários na hora de capacitá-los – eles auxiliam todo empreendedor a manter uma comunicação efetiva, e um fluxo de trabalho ágil e organizado. Alguns exemplos:

Teams – Cria um espaço compartilhado de trabalho em que todos podem se manter informados ao mesmo tempo. Ele reúne chats, conteúdo e ferramentas.

SharePoint – Gerencia projetos de forma online, auxilia o trabalho em equipe e sincroniza documentos em tempo real.

Planner – Ajuda a gerenciar as atividades entre seus funcionários. Você cria, delega e controla as tarefas.

Skype – Faça videochamadas para seus funcionários, e economize tempo e dinheiro com deslocamentos.

Você pode isto e muito mais com o Office 365 Premium da Microsoft.

Compre agora o Office 365 Premium da Microsoft – sua equipe vai trabalhar com o que há de melhor em tecnologia.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.