Empreendedorismo
31
out

Especial Ser Empreendedor – A fórmula da boa gestão

Toda empresa pode aperfeiçoar a engrenagem para cortar custos e produzir mais – trazendo resultados ainda mais positivos para a gestão dos negócios

Todo empreendedor conhece essa fórmula de gestão: gastar menos e produzir mais, para então ganhar mais. O ponto é como colocá-la em prática. Mas calma, não é um bicho de sete cabeças, só é preciso saber qual é o método e segui-lo.

O primeiro ato é organizar (mas organizar de verdade) o tão famoso fluxo de caixa. A informática tem soluções muito úteis, e com planilhas simples é possível saber direito o que entra de dinheiro na empresa e o que sai, prevendo-se, inclusive, o que vem pela frente. Isso é de fato fundamental. Aliás, falando ainda em tecnologia, não dá mais para ficar fazendo esse tipo de conta usando papel. Para que complicar mais o dia a dia? E pior: perdendo tempo, e dinheiro.

Com o fluxo de caixa bem engrenado, tem-se mais chance de fazer dinheiro, por exemplo, encomendando compras maiores e pagando à vista. Dessa forma, é possível alcançar valores mais baixos na hora de assinar o cheque para pagar.

Um item básico, mas que mesmo sendo básico alguns empreendedores não conseguem acertar o foco logo de cara, o que desmonta aquela fórmula para ganhar mais, é definir bem o valor do produto, ou serviço, oferecido pela empresa. Fixar o preço do que se oferece parece ser uma consequência natural de produzir algo e vender – mas não é. É preciso uma conta adequada, profissional, para não dar erro. Não se iniba então de procurar especialistas no assunto para arredondar melhor o valor. Isso vai evitar que ocorra com você o contrário da fórmula – gastar muito, produzir, com os percalços enfrentados pela primeira parcela dessa conta, menos e ganhar pouco, ou menos do que se esperava.

Estoque: eis outro item imprescindível. Gerenciá-lo bem é sinal de saúde empresarial, evitando perdas de negócio por não ter o produto – no caso de quem trabalha com produto – para entregar.

Bom, vamos agora falar de um assunto muito perigoso: misturar as contas da empresa com as do dono. Pôr o extrato financeiro da empresa junto com o pessoal – no caso, o seu –, ou vice-versa, o seu junto com o da empresa, vai acabar em confusão. E invariavelmente perda de dinheiro. A questão aí não é só evitar fazer isso. É não fazer nunca. Cada conta é uma conta: separe-as.

Quando tiver com o extrato financeiro da empresa à mão, e com uma gestão apropriada, verá que ele vai trazer surpresas positivas. Mesmo assim nem pisque os olhos – deixe-os sempre abertos para ver onde ainda pode aperfeiçoar o processo, cortando custos, e procurando saídas para aumentar a produtividade. Esse é um ciclo interminável. Faz parte da rotina de toda empresa. Não esmoreça.

Estipule metas para os funcionários e equipes – não metas inatingíveis, mas reais. É um modo de incentivar o empenho de todos a favor de um objetivo comum: a empresa crescer. E não existe maneira melhor de uma empresa crescer do que ter uma evolução sustentável – ou seja, sem que haja o falso crescimento, feito só de números momentâneos, que podem desabar.

Os números da conta da sua empresa talvez passem vez ou outra por uma instabilidade. Mas desabar jamais. E agora você já tem ao menos as informações elementares do método para isso não acontecer.

DICAS OFFICE 365:

Reduza custos e aumente a produtividade com os recursos a seguir do Office 365 Business Premium da Microsoft, tornando, então, sua empresa ainda mais organizada – o que dará mais foco para sua equipe.

Teams – Cria um espaço compartilhado de trabalho em que todos podem se manter informados ao mesmo tempo. Ele reúne chats, conteúdo e ferramentas.

Planner – Ajuda a gerenciar as atividadeees entre seus funcionários. Você cria, delega e controla as tarefas.

Skype – Faça videochamadas para seus clientes, e economize tempo e dinheiro com deslocamentos.

Você pode isto e muito mais com o Office 365 Business Premium da Microsoft.

Compre agora o Office 365 Business Premium da Microsoft e aproveite seus recursos em todo lugar – até fora da empresa.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.