Estratégias atemporais que impulsionam o empreendedorismo
Cumpra esses estratégias atemporais para construir uma empresa de alto crescimento em meio a mudanças nas circunstâncias
No atual clima de negócios em constante mudança, um empreendedor pode facilmente ficar sobrecarregado. É vital, no entanto, manter o foco em suas metas para a empresa. Mesmo com uma estratégia firme, todo empreendedor deve fazer essas seis estratégias atemporais para abrir caminho para o sucesso:
1. Estude a competição
Como empreendedor você precisa saber quem são seus concorrentes. Você também deve entender o produto ou serviço rival que está sendo oferecido. Esse conhecimento ajudará você a comercializar melhor seu produto ou serviço para se destacar, talvez até usando as fraquezas da concorrência para sua vantagem.
2. Conserve o dinheiro, não importa o quão bom esteja o negócio
Sinceramente, viva da forma mais barata o possível. Os empreendedores devem ser tão conservadores com seu dinheiro quanto o possível para poderem lidar com qualquer situação difícil que surja.
Economizar vários meses de despesas operacionais no banco ajudará você a sobreviver a circunstâncias imprevistas.
3. Pesquise novos produtos e serviços
Compreender produtos ou serviços emergentes no horizonte que possam melhorar as operações da sua empresa. Faça sua lição de casa. Você está aproveitando toda a tecnologia que o mercado tem a oferecer?
Existe um aplicativo que pode ajudá-lo a gerenciar o seu tempo com mais eficiência ou a um serviço que permite delegar tarefas comuns para liberar mais tempo para projetos prioritários?
4. Não enfrente grandes mercados no começo
Evite expandir para grandes mercados nos estágios iniciais de sua empresa. Pensar “Se conseguirmos capturar apenas 1% da China” pode se transformar em um erro. Marketing de nicho pode ser extremamente rentável se você mantiver três coisas em mente:
- Atenda ás necessidades exclusivas do mercado oferecendo algo novo e atraente.
- Fale a linguagem do mercado e entenda seus botões de atalho.
- Sua linguagem deve estar em sintonia com esse nicho, mesmo para os aspectos menores de uma campanha de marketing, como o slogan de sua empresa.
5. Ouça o feedback do cliente e se adapte
Alguns vendedores conhecem o ditado “sempre seja claro”. Os empreendedores também têm o seu próprio “sempre se adapte”. No entanto, os empreendedores podem desenvolver seus negócios apenas quando estão ouvindo o feedback dos clientes.
Pode não significar muito se um cliente não gostar de seu produto, mas se isso for verdade para muitos deles e eles solicitarem outros recursos, ouça-os e esteja pronto para se adaptar. Se você está adaptando seu plano de marketing, simplificando um produto, ou respondendo novas tendências, preste atenção ao feedback dos clientes. Seja todo ouvidos.
6. Responda à mudança
Quando falamos de negócios, mudança é algo inevitável e constante, existem vários exemplos disto no mercado. Um empreendedor deve estar preparado para aceitar mudanças e se adaptar as operações comerciais de um acordo. Seja flexível. Se uma mudança no seu produto ou serviço for garantida, não fique para trás.
Perceba desde o início que é provável que você não esteja onde você acabará. A falta de adaptabilidade pode resultar em perdas de clientes, lucros e até mesmo insucesso empresarial.
Como empreendedor, entenda que o mundo está evoluindo rapidamente. Até mesmo uma empresa fundada há um ano pode mudar o mundo de hoje. Acredite nisto.
Sim, o mundo costuma elogiar grandes jogadores do mundo corporativo como Bill Gates e Silvio Santos. Porém, ainda há espaço o bastante para que todos caibam no jogo. O empreendedorismo nos mercados emergentes, como o Brasil, poderiam ser um fator importante no retorno da economia global saudável . Por que você não pode fazer parte desta mudança?
Fonte: Timotht Sykes em Entrepreneur