Como tornar uma cafeteria atraente para seus clientes
Primeiro, para entender os elementos de atração de uma cafeteria, você precisa ter uma profunda compreensão da psicologia humana e das nuances culturais
Muitas vezes, sem saber, os donos de cafeterias bem-sucedidos se engajam em atividades baseadas em um ou mais desses entendimentos. O negócio de cafeteria é um negócio de pessoas. É tudo sobre como satisfazer suas necessidades físicas e psicológicas.
A atração inicial pode ser baseada na fome, sede ou necessidade de conforto, mas é amplificada pelas necessidades psicológicas que podem incluir: uma fuga de um escritório estressante, a chance de manter ou crescer um relacionamento, um lugar para fugir e fazer alguma reflexão fora do trabalho.
É importante notar aqui que a atração do cliente é tanto sobre o que você não faz quanto sobre o que você faz. Para este fim, vamos listar as atividades que os melhores empreendedores fazem para atrair potenciais clientes para suas cafeterias.
Faça um apelo aos sensores olfativos
Apelar para os sensores olfativos de clientes em potencial é uma ótima estratégia, nem sempre notada. Posicione ventiladores estrategicamente para expelir para a rua o cheiro sedutor de café moído. Outros sabores conhecidos são biscoito assado e cebola frita.
Não olhe diretamente para os clientes, considerando sua entrada em sua cafeteria
Não há nada pior do que aquele cliente receber aquele olhar de desejo ou receber um olhar de “terceiro grau” de um proprietário sem nada para fazer. Seja ocupado ou encontre uma maneira de fornecer vigilância da abertura sem o olhar direto.
Espelhos estrategicamente posicionados ou espiando através das lacunas de copos altos empilhados são alternativas muito melhores.
Mantenha o café ‘povoado’
Ninguém gosta de entrar em um negócio de hospitalidade sem clientes. Portanto, alugue uma multidão de amigos e familiares ou peça à sua equipe que se sinta na frente como “clientes” ou, se estiver trabalhando sozinho, seja sua própria multidão até que as pessoas entrem na loja.
Até mesmo doar um café para seus fornecedores ou comerciantes, a fim de manter o café ‘povoado’.
Não crie barreiras como portas fechadas ou entradas desordenadas
Por pior que o ar quente / frio, a poeira ou os insetos estejam fora, não facilite para o cliente decidir que é muito difícil interagir com você e seguir em frente. Use uma cortina de ar, se necessário, porque as portas fechadas representam um gesto muito hostil para os clientes em potencial.
Crie uma atmosfera movimentada de recursos visuais e sonoros.
O silêncio agudo em que um cliente em potencial sente que, em apenas um momento, todos estão olhando para eles e outros podem ouvir seus próprios pensamentos, não é uma maneira de atraí-los. Isto não é um problema para um café movimentado, mas nos tempos lentos é uma boa ideia ter música e meios visuais para salvar potenciais clientes desse silêncio constrangedor.
Não faça do lugar muito primitivo ou muito ‘de negócios’
Torne-o caseiro com revistas e jornais dispersos nas mesas, cartazes em um quadro de avisos interno da comunidade e um monte de flores frescas cortadas ou folhas verdes colocadas em áreas altamente visíveis.
Alguns empresários até criaram uma data específica para troca de livros comprados em lojas de segunda mão.
Seja super claro sobre como o potencial cliente deve se envolver com o negócio
Faça os sinais de noivado grandes e óbvios. “Por favor, espere aqui para se sentar” – “Por favor, encomende e pague aqui”. Envergonhar os clientes em potencial e fazê-los sentir-se estúpidos em seu primeiro compromisso não é uma maneira de construir relacionamentos de longo prazo.
Certifique-se de que o serviço de mesa tenha menus em pé nas mesas e que o serviço do contador tenha menus claros e bem iluminados sobre a estação de pedidos.
Não faça sua oferta 100% sua
Por mais tentador que seja oferecer apenas seus próprios produtos feitos sob encomenda, pode ser inquietante para clientes em potencial que não sabem nada sobre seus nomes especiais e ingredientes exóticos. Sua base de clientes de elite existente pode adorar a oferta exclusiva, mas criará uma barreira para os clientes em potencial.
Portanto, certifique-se de que uma parte de sua oferta seja totalmente familiar para seus clientes, como encomendar uma Coca-Cola, um sanduíche de queijo e presunto tostado e um cappuccino.
Fonte: Peter Baskerville em Quora