Notícias
14
dez

No Brasil, as mulheres empreendem mais

Segundo estudo do IBGE, a formalização das mulheres é de 20% enquanto os homens é de 18,2%

De acordo com uma investigação do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o número de mulheres com CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Física) já é maior do que dos homens. Os dados são da Pnad Contínua 2012 – 2016, sobre as características adicionais do mercado de trabalho.

O estudo, divulgado em outubro, também revelou que as mulheres são as que mais contratam: 86,1% contra 80,2% dos homens. E é visível a presença da busca feminina pela formalização: em quatro anos o número de empregadoras e trabalhadoras formalizadas saltou de 1,9 milhão para 2,6 milhão, o que quer dizer um acréscimo de 700 mil mulheres no período.

Conforme a pesquisadora da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE, Adriana Beringuy, em entrevista para a Agência de Notícias IBGE, a alteração do sistema foi causada, dentre diversos fatores, pela redução de cargos na grande indústria.

“Nesse período onde nós observamos indústrias realizando dispensas de trabalhadores, aqueles empreendimentos de menor porte estavam sendo formados e contratando pessoas. Um movimento contrário ao que vinha acontecendo nas grandes empresas”, disse Adriana, em nota.

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.