Faturamento do varejo paulista em 2021 registra alta de mais de 10%
A receita do comércio varejista do estado de São Paulo cresceu 10,2% em 2021, atingindo 988,3 bilhões de reais. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista do Estado de São Paulo (PCCV), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), e foram divulgados ontem (21 de março).
O faturamento de 2021 também superou o resultado de 2019, ano pré-pandemia de covid-19, com uma alta de 13,4%. À época, o comércio varejista teve um faturamento de 871 bilhões de reais.
Segundo os dados do levantamento, os setores comerciais que mais colaboraram para o crescimento do faturamento do varejo foram supermercados (331,9 bilhões de reais); materiais de construção (91,1 bilhões de reais); concessionárias de veículos (88,9 bilhões de reais); e farmácias e perfumarias (80,6 bilhões de reais).
Em nota, a FecomercioSP avaliou que o bom desempenho pode ser explicado pelo pagamento do auxílio emergencial e os aumentos do crédito e do emprego formal. “No ano passado, houve criação de cerca de 1 milhão de novos postos de trabalho formais, enquanto as concessões de crédito foram alavancadas graças à melhoria da empregabilidade. Além disso, ocorreu a flexibilização quase plena do horário para funcionamento das lojas e o pagamento, ainda que em menor escala, do auxílio emergencial, representando um importante reforço na renda destinada ao consumo.”
A Federação afirmou que “somados a este cenário, estão os estímulos para recuperação da demanda reprimida e a injeção de recursos governamentais, ainda que moderados”.
Redação MarketUP | Fonte: Agência Brasil