Sete Ferramentas de Marketing para a Sua Empresa
O que fazer para que as pessoas conheçam os produtos ou serviços da empresa? Como se destacar no meio de tantos concorrentes? São algumas perguntas que empreendedores fazem constantemente. Bom, existem recursos indispensáveis para ajudar os empreendedores na área de marketing.
A principal observação que devemos fazer antes de apontar ferramentas estratégicas, é que elas não vão salvar a sua empresa de todos os problemas. Devemos estar cientes de que são um excelente “empurrão”, mas devem ser combinadas com diversos recursos como: um bom atendimento, boa qualidade dos serviços prestados e planejamento.
Esses elementos combinados vão garantir uma boa gestão do marketing da sua empresa. Se você quer descobrir quais são as ferramentas mais usadas pelos empreendedores, precisa dar uma olhada na lista que preparamos:
1 – Benchmarking:
É um método de pesquisa que tem como objetivo buscar inspirações em terceiros. Seja de melhoria de processos ou apenas para ter ideias inovadoras e implementar procedimentos de operação mais eficientes. Assim, sua empresa tem chances de elevar o desempenho e caminhar mais rápido para o sucesso.
A síntese de um bom Benchmarking tem por princípio a inovação! Não é recomendada a cópia de processos ou ações desenvolvidas por outras empresas, afinal, você precisa buscar originalidade diante do mercado e da sua área de atuação.
2 – CRM (Customer Relationship Management):
Significa ‘Comunicação com seus usuários’. O CRM integra os processos de produção, distribuição, vendas e marketing, com foco na conquista e fidelidade de clientes. Não é uma ferramenta de marketing qualquer, mas sim uma filosofia de gestão totalmente voltada para o marketing de relacionamento.
3 – Segmentação de mercado:
É o processo de identificação. Dentro de um mercado, identifica subgrupos de clientes que possuem desejos e necessidades diferentes, o que vai fazer com que respondam também de maneira diferente aos estímulos e ações de marketing. Com essa prática de identificação, as empresas podem planejar ações de acordo com os seus objetivos, ou seja, em grupos mais rentáveis as ações podem custar mais caro para a empresa, já em grupos menos rentáveis o investimento em ações pode ser menor.
4 – Pesquisas de marketing:
Fazem parte de um sistema de identificação. É toda a concepção, coleta, estudo, análise e comunicação em bases sistemáticas de dados, onde são inseridas as descobertas e insights importantes para o marketing da empresa. Quando estamos diante de uma tomada de decisão, recorrer aos dados da pesquisa de marketing é fundamental para que a escolha tenha sucesso.
5 – Site/Blog:
Representa a presença digital da empresa. Hoje em dia a empresa que não possui uma boa presença digital não é vista com bons olhos pelos clientes. Se fôssemos fazer um paralelo seria a mesma coisa que não ter um número de telefone para contato. Em buscas no Google, os clientes podem achar sua empresa facilmente através do seu endereço de domínio que geralmente custa R$30,00 por ano. Já para produzir um site responsivo (que roda em celulares e tablets) intuitivo e com layout de fácil entendimento, existem plataformas em que o investimento cabe no bolso dos empreendedores. Com uma média de R$ 2.500,00, a sua empresa pode ter site simples e bonito.
6 – Plano de marketing:
Estudo que resume o panorama do mercado, suas tendências e as peculiaridades que o seu segmento possui. Projeta objetivos e aponta as maneiras que a empresa tem para alcançá-los. Geralmente, é composto por três pontos: planejamento, implementação e avaliação. Existem modelos de plano já prontos, podem ser achados nos livros ou na internet.
7 – E-mail marketing:
Ferramenta de comunicação direta com o cliente. É importante usar uma ferramenta para envio de e-mail marketing na qual você possa transmitir mensagens, atualizações, fotos e links sobre sua empresa para os clientes. Um texto bem escrito, com técnicas de SEO, em tom leve e direto, além de conteúdo relevante, desperta a curiosidade das pessoas. Uma mensagem bem escrita é muito mais gostosa de ler. O ideal é incorporar dicas e o universo da empresa no meio da apresentação de produtos e descontos, para que os clientes saibam que você não quer só vender, mas também possui outros tipos de conhecimentos que podem estar diretamente ou indiretamente ligados ao seu negócio.