Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

Finanças empresariais: qual a importância de separar das finanças pessoais

Finanças da empresa: qual a importância de separar das finanças pessoais

Manter o seu negócio saudável financeiramente não é uma tarefa fácil, mas quando feito com firmeza pode trazer bons resultados. Para isso, o setor corporativo precisa tomar uma decisão muito importante: separar as finanças pessoais das finanças da empresa.

 

Que tal emitir as notas fiscais eletrônicas do seu estabelecimento de forma totalmente gratuita? Conheça o nosso sistema. 

 

Muitos empreendedores tomam a decisão errada, acreditando que podem consertar sua conta empresarial investindo seu próprio dinheiro ou, em outros casos, retirando dinheiro do fluxo de caixa da empresa para uso em sua vida pessoal.

 

Pensando nisso, o Canal PME explicou qual a importância de separar finanças pessoais e empresariais, os desafios que podem surgir e um passo-a-passo para separá-las. Confira!

 

  • Qual a importância de separar finanças pessoais e empresariais?
  • Desafios que podem surgir ao não separar as finanças da empresa
  • O passo-a-passo para separar as finanças da empresa e as pessoais 
  • Utilizando um software de gestão financeira

 

Vamos começar! 

 

Qual a importância de separar finanças pessoais e da empresa?

 

São muitos os gastos envolvidos na gestão de uma empresa, incluindo folha de pagamento, matéria-prima, estrutura física, impostos e muito mais.

 

No entanto, problemas financeiros podem surgir se a conta bancária de uma empresa for usada para pagar despesas pessoais. A primeira é a falta de controle, decorrente de gastos pessoais que não são identificáveis ​​por estarem misturados com os gastos da empresa.

 

Em segundo lugar, é difícil analisar o desempenho dos negócios. Problemas pessoais podem surgir sem um controle e separação de contas efetivos.

 

Com as finanças misturadas fica difícil determinar quanto está ganhando e se há novas contribuições de seu próprio capital. Pode ser que você esteja pagando as contas da empresa com dinheiro do seu orçamento pessoal sem perceber.

 

Assim, a divisão de contas torna-se a base para a gestão financeira pessoal e empresarial. Sem esse cuidado, fica mais difícil identificar sua renda, lucro, prejuízo e situações de alerta. Como resultado, o planejamento para atingir metas pessoais e de negócios torna-se mais complexo.

 

Desafios que podem surgir ao não separar as finanças da empresa

 

Não manter suas finanças pessoais e empresariais separadas pode causar muitos problemas. Distinguimos os próximos grandes desafios. Confira!

 

Problemas em visualizar a lucratividade

 

Sem separar as finanças pessoais das empresariais, pode ser difícil saber de onde vem os lucros. Afinal, não haverá diferença de renda em função das atividades da sua empresa vs da poupança.

 

Portanto, realizar uma análise financeira adequada é uma tarefa quase impossível e passível de erros. Isso porque, ela dificulta a avaliação do crescimento ou do passivo da sua empresa.

 

Quer administrar com mais facilidade os recebimentos do seu negócio? Conheça a MarketUP.

 

Conflito com notas fiscais e taxas

 

Uma desvantagem de misturar finanças pessoais e empresariais é que pode ser difícil faturar. Eles têm taxas e benefícios diferentes em cada caso.

 

O empresário também precisa cumprir algumas obrigações tributárias. Isso só é possível a partir do momento em que separa seus registros financeiros pessoais e empresariais.

 

Casos de inadimplência

 

É sempre importante ter um bom controle sobre o fluxo de caixa de uma empresa. Além disso, vale a pena avaliar quanto dinheiro precisa ser reservado para lidar com emergências que possam surgir ao administrar o negócio.

 

Ao misturar finanças pessoais e empresariais, fica mais fácil gastar os recursos disponíveis, levando a uma recessão e falta de pagamento de fornecedores e funcionários. Essa atitude pode levar à suspensão de serviços vitais, problemas legais e dívidas trabalhistas.

 

Finanças empresariais: qual a importância de separar das finanças pessoais

 

O passo-a-passo para separar as finanças da empresa e pessoais 

 

Quando uma pessoa decide abrir uma empresa, ela aceita os desafios que vêm com a missão de ser dono do próprio negócio. Uma delas é aprender coisas novas e fazer mudanças quando necessário. Por isso, demos algumas dicas para separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Confira!

 

Identifique seus gastos mensais

 

O primeiro passo para manter suas finanças pessoais e empresariais separadas é inserir as despesas de ambas as partes em uma planilha. Você precisa organizar suas finanças para gerenciá-las da melhor maneira possível. Em seguida, será possível evitar a bagunça financeira.

 

Entenda seu fluxo de caixa, contas a pagar e despesas pessoais. Se necessário, procure ajuda de empresas que forneçam gestão financeira e consultoria para auxiliar nessa parte do trabalho. Logo depois, temos certeza que com bons profissionais, você pode mudar esse quadro.

 

Defina o salário

 

Você é seu próprio patrão, por isso é sua responsabilidade determinar seu salário. No entanto, não tenha a ilusão de que, como chefe da empresa, você pode ditar o salário desejado (ou alterar dependendo da situação financeira da empresa para um determinado mês).

 

Definitivamente, um salário fixo é baseado em quanto você precisa para se sustentar e quanto o mercado costuma pagar por essas posições. Seja honesto e sério na hora de definir seu salário, afinal, empenho e concentração devem estar sempre orientados para o desenvolvimento e sucesso de sua empresa.

 

Possua contas bancárias distintas

 

Se você é uma microempresa, sua conta bancária pessoal e a conta bancária corporativa podem ser as mesmas. Porém, este erro é comum e grave!

 

Afinal quando você mantém contas secretas, é muito menos provável que você financie suas contas pessoais com fundos da empresa. Além disso, fica mais fácil identificar o valor inserido e os débitos em ambas as contas, auxiliando na organização financeira.

 

Faça um planejamento financeiro

 

O planejamento financeiro é sempre necessário em qualquer situação que exija uma melhora em sua situação financeira. Isso porque, essa prática é responsável por organizar as despesas e manter muitas pessoas longe de problemas. Essa dica é valiosa para você que é empreendedor e quer separar suas finanças pessoais das finanças da sua empresa!

 

Com um planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo, fica mais fácil organizar seus gastos e evitar o uso desnecessário de recursos. Assim, você evitará despesas confusas para atender a demanda.

 

Utilize um software de gestão financeira

 

Como você sabe, o dia a dia de quem trabalha na área financeira pode ser cansativo e propenso a erros. É por isso que é importante encontrar maneiras de tornar seu trabalho mais fácil.

 

Nesse caso, a solução pode ser investir em um bom software de gestão financeira. Isso levará à automação de muitas atividades, reduzindo erros e retrabalhos de especialistas, aumentando assim sua produtividade.

 

Sendo assim, você pode utilizar o software da MarketUP que irá facilitar a sua gestão e fornecerá um painel completo para seu controle de receitas e despesas, facilitando a sua gestão financeira.

 

Conclusão

 

Neste artigo, explicamos qual a importância de separar finanças pessoais e empresariais, os desafios que podem surgir e um passo a passo para separá-las. Além disso, apresentamos um software de gestão financeira que vai te ajudar a organizar suas finanças. 

 

Concluindo, como você indicou, separar as finanças pessoais das empresariais é fundamental para a sobrevivência de um negócio. Sendo assim, ao adotar essa atitude, você poderá ver um aumento na lucratividade e utilizar os fundos da empresa e das pessoas da forma que melhor atenda às suas necessidades. Se você quiser mais dicas sobre gestão financeira, confira estes outros artigos:

 

 

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

 

Aproveitei também para acessar o nosso site, conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços e criar sua conta 100% gratuita.

 

Compartilhe nas redes sociais!