Empreendedorismo
06
ago

Franquia ou negócio próprio? Saiba qual escolher ao empreender!

Saiba as vantagens e desvantagens de cada uma na hora de escolher em qual empreender

É de extrema importância saber qual empreendimento é melhor para você. Sabemos que empreender não é uma tarefa fácil, porém existem diversas maneiras de você realizar essa tarefa e ter bons resultados.

Abrir o próprio negócio ou investir em uma franquia depende do seu perfil de empreendedor e o que você busca alcançar com o seu negócio.

Existem vários pontos que você empreendedor deve avaliar como: liberdade de inovação, investimento inicial, capital de giro e estrutura.

Franquia ou Negócio Próprio: entenda as diferenças

Franquia

O perfil de um empreendedor de franquia é bem diferente daquele que arrisca começar um negócio do zero. Quem deseja seguir com alguma franquia.

Neste caso, existem certos benefícios que, de certa forma, trazem alguma sensação de segurança, como a marca já está testada e aprovada no mercado, o futuro empresário corre menos riscos.

Porém essa segurança tem um preço que nem todos os empreendedores estão dispostos a pagar. Nesse modelo, é o franqueador quem controla os padrões e as estratégias. Ou seja, você segue um padrão da marca.

Investir em uma franquia é entender que há normas previamente estabelecidas e não ver problemas em ter que as seguir.

marketing é outro fator que atrai muitos empreendedores para o universo das franquias. Apesar de as marcas já estarem consolidadas, há um investimento maciço em publicidade, pois existe o interesse em manter-se no topo e em vender mais royalties para futuras lojas.

Vantagens

Quem investe nesse modelo de negócio tem 8 vezes menos risco de ir à falência. Além de ter um plano de negócio estruturado, conta com o suporte da marca, ou seja, o franqueado não enfrenta os riscos sozinho. Também tem previsto o prazo do retorno do investimento.

Desvantagens

Quem investe em franquias não tem uma flexibilidade em administrar o negócio, pois existem determinações contratuais, como por exemplo, o franqueador pode questionar a localização do estabelecimento. Existem alguns tributos extras e uma limitação na gestão, pois não é possível realizar mudanças no serviço, produto ou mesmo nas estratégias de marketing.

Negócio próprio

Já o empreendedor do próprio negócio conquista mais liberdade no negócio, pois ele começa literalmente do zero. A vontade de ofertar um produto/serviço diferente do que se tem do mercado resulta em uma maior responsabilidade para elaborar o planejamento estratégico fundamental para vencer a concorrência no mercado.

O futuro empresário pode investir exatamente o valor que tem na conta, além de criar o próprio logotipo, a identidade e o projeto da marca de acordo com a visão e os valores que julgar adequados. Há autonomia total nas decisões e na gestão da empresa.

Por isso o empreendedor precisa planejar tudo para não correr riscos, focar nos resultados, fazer pesquisas de mercado e investir em bom atendimento e em uma equipe especializada para ajudar a empresa crescer

Vantagens

Maior autonomia em poder criar sua história e deixar sua marca no mercado. É possível desenvolver todas as estratégias da empresa de sua maneira, desenhar desde o produto/serviço a oferecer as políticas internas. É contar com maior liberdade de trabalho.

Desvantagens

Apesar da grande liberdade, os riscos também são maiores. Não existe um histórico de sucesso ou alguma experiência anterior para se basear, e será necessário executar o projeto para saber o que trará resultados efetivos. A falta de experiência com o mercado também pode ser um risco a se assumir.  Vale lembrar que no Brasil a burocracia e a carga tributária envolvidas na criação de um negócio são imensas.

 

Por: Tainá Almeida

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.