Usuário

Informe abaixo os dados para a criação do usuário que será o administrador do sistema

Domínio

Crie um endereço exclusivo para sua empresa acessar o sistema de gestão MarketUP

CONTA CRIADA COM SUCESSO!

Para ativar sua conta e começar a utilizar o MarketUP, basta seguir as instruções enviadas para o e-mail abaixo, utilizado no seu cadastro de administrador.

OCORREU UM PROBLEMA!

Não foi possível, neste momento, completar sua solicitaçao e criar sua conta no MarketUP. Pedimos desculpas pelo ocorrido e solicitamos que tente novamente.

TENTAR NOVAMENTE
Crie sua conta em
1 Minuto
100% grátis

Como se preparar para a transição de funcionário a empreendedor

MarketUP > Dicas para o negócio  > Como se preparar para a transição de funcionário a empreendedor

Como se preparar para a transição de funcionário a empreendedor

Você enfim tomou a grande decisão: vai sair do seu emprego atual para abrir sua própria empresa. Os motivos podem ter sido muitos, desde a necessidade de uma renda maior até o desejo de ter mais controle sobre seu tempo para se dedicar a outras atividades. Mas deixar de lado uma carreira talvez já bem estruturada para se aventurar no empreendedorismo requer bastante planejamento e organização.

Para que essa transição aconteça da melhor maneira possível, sem que haja prejuízo para qualquer um dos lados, é fundamental ter um plano bem estruturado. Afinal, você provavelmente estará deixando um cargo em que goza de certa segurança para mergulhar em terrenos desconhecidos e perigosos. Cometer um erro neste processo pode custar muito para sua recém-aberta empresa ou carreira.

Para ajudar você nesse processo, fizemos este artigo. Nele, separamos algumas dicas que podem ser úteis para você se organizar enquanto mantém um pé de cada lado da linha. Siga em frente e descubra como se preparar para o grande passo.

Não largue logo o emprego

Um dos erros mais comuns cometidos por empreendedores de primeira viagem é largar o emprego assim que abrem uma empresa. A idéia de chutar o balde pode ser bem tentadora, mas, obviamente, extremamente arriscada. Principalmente quando o negócio ainda não está completamente estruturado. Portanto, aproveite a estabilidade do emprego formal para se dedicar com calma à empresa, ser dar um passo maior do que a perna. Deixe para se demitir quando estiver mais seguro.

Gerencie seu próprio tempo

Enquanto num emprego formal seu tempo é quase inteiramente definido pelo horário comercial, na sua própria empresa a situação é diferente. Lembre-se: não haverá ninguém para lembrar você de datas importantes, tarefas urgentes ou cobrar responsabilidades. Você mesmo deverá ficar responsável por se policiar e garantir que as coisas aconteçam. Para que isso seja possível, aprender a gerenciar melhor seu tempo é fundamental, assim como contar com uma boa ajudinha da tecnologia.

Prepare-se financeiramente

Neste aqui e em vários outros artigos que já publicamos no Canal PME, falamos sobre a importância de haver um excelente planejamento financeiro antes de abrir uma empresa. Essa é uma preocupação que, no futuro, pode ajudar você a lidar com vários problemas que poderiam colocar em risco o sucesso e tempo de vida do seu negócio. No entanto, sabemos que nunca é demais ressaltar algumas regras básicas, tais como sempre separar as finanças pessoais das finanças empresariais.

Busque qualificação na área

Você sabe qual um dos maiores causadores da falência prematura de empresas no Brasil? A falta de conhecimentos necessários para gerir um negócio com eficiência por parte dos gestores. Essa deficiência é responsável por diversos erros no dia a dia da empresa que, somados, colocam em risco toda o operação. Investir em qualificação antes de se tornar empreendedor é a melhor maneira de evitar essa situação. Felizmente, existem diversos cursos livres e gratuitos com essa intenção.

Mantenha-se bem informado

Todo profissional, para ser bem-sucedido em sua área de atuação, deve se manter atualizado sobre as novidades da profissão, certo? No empreendedorismo, não é diferente. Um empreendedor deve procurar sempre estar por dentro das informações mais recentes e relevantes para seu negócio. E uma das melhores maneiras de garantir isso é acompanhando o Canal PME e assinando nossa newsletter para receber conteúdos sobre novidades e dicas de gestão e negócios. 

Tenha as ferramentas certas

Assim como um mecânico ou dentista precisa de suas ferramentas de trabalho no dia a dia, um gestor também precisa de suas próprias ferramentas para trabalhar. E existe ferramenta melhor do que a tecnologia para ajudar um negócio em crescimento? Contar com um sistema de gestão completo na empresa garante que os principais processos diários sejam cumpridos religiosamente. Além, é claro, de permitir que sobre mais tempo para o gestor se dedicar a outras questões igualmente importantes.

Por: Luis Carvalho

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Comentários no Facebook