Gestão de pedidos: como fazer em restaurantes e deliverys
Todo dono de comércio quer alavancar suas vendas. No entanto, para manter a ordem e o crescimento nas atividades diárias e cotidianas, é necessário definir alguns processos como, por exemplo, organizar uma gestão de pedidos recebidos.
Pensando nisso, o Canal PME vai te explicar o que é gestão de pedidos, sua importância e dicas para fazer uma boa gestão. Além disso, mostraremos como ter uma gestão de pedidos eficiente com a MarketUP. Confira!
Qual é a importância de uma gestão de pedidos eficiente?
A demanda por restaurantes flutua muito ao longo do dia. Por exemplo, pense em uma loja que serve almoço e jantar. Geralmente de manhã não está aberto, o volume de vendas aumenta em direção ao horário de funcionamento e a demanda expande durante os horários mais comuns das refeições.
Para tornar tudo ainda mais complicado, as entregas estão crescendo exponencialmente, por isso os restaurantes precisam atender o público local sem deixar de cumprir os prazos prometidos de deliverys.
Para evitar problemas nos horários de pico, é importante desenvolver uma estratégia para fazer uma gestão de pedidos melhor , centralizá-los em uma plataforma e coordenar as entregas da cozinha.
Quando este serviço não é otimizado, há casos de atrasos nas entregas, refeições de má qualidade e clientes insatisfeitos.
Sempre que um restaurante implementa uma boa estratégia de gestão de pedidos, os funcionários não ficam estressados e os consumidores recebem tudo na hora, exatamente como pediram. Por isso é tão importante investir em recursos que contribuam para essa dinâmica.
Quais são as vantagens de uma gestão de pedidos eficiente?
Além de diminuir bastante o risco de erros, a gestão de pedidos pode oferecer a uma empresa diversas vantagens quando executada corretamente, confira algumas delas:
- Aperfeiçoar a eficiência de todos os processos no ciclo de pedidos;
- Aprimorar a qualidade do serviço e atendimento ao cliente;
- Melhorar a satisfação do cliente e, assim, reduzir as reclamações;
- Maior confiabilidade dos dados disponíveis no sistema;
- Aumentar a produtividade de toda a equipe envolvida no processo;
- Tempo de entrega reduzido, ou seja, o tempo total entre a realização de um pedido e a entrega;
- Melhorar a imagem da empresa no mercado, sendo um grande diferencial competitivo.
Dicas para fazer uma boa gestão de pedidos
Ter um salão cheio ou um serviço de delivery disputado, recebendo novos pedidos em sequência é ótimo. No entanto, para manter um excelente nível de serviço, organização da cozinha e pontualidade na entrega dos pedidos é preciso fazer uma boa gestão de pedidos. Separamos a seguir algumas dicas para você colocar em prática. Acompanhe!
Revise todos os pedidos recebidos
Embora esta seja uma diretriz muito básica, avaliar um pedido após o recebimento pode ter implicações operacionais e logísticas significativas.
Pedidos de delivery de bebidas somente no delivery poderão ter prioridade. Isso significa que não precisa ficar parado – a menos que dependa de outras solicitações de rotas logísticas.
Lembre-se que os produtos refrigerados devem ser separados e colocados na embalagem por último para manter a temperatura.
Este pré-filtro pode ajudá-lo a organizar não só os pedidos do seu restaurante, mas também a própria entrega. Isso permite que sua equipe de entrega também planeje partidas e devoluções.
Organize os pedidos com ajuda do gestor de pedidos
Caso o seu estabelecimento ainda trabalhe com papel e comandos manuscritos, crie um fluxo e treine os servidores e a cozinha como funciona esse novo processo. Oriente sobre o preenchimento de formulários para evitar erros, onde colocar comandos e etc.
Em salões, um organizador de pedidos simples pode ajudar a manter os pedidos em um só lugar. Se a venda for online, procure soluções que tenham um gerenciador de pedidos integrado a outros sistemas.
Fique de olho para garantir que os pedidos sejam impressos na cozinha ou em praças específicas. Alguém deve sempre verificar para que os comandos não fiquem presos na impressora.
Nesse sentido, uma das dificuldades de produção mais importantes é não acompanhar essa adoção.
Determine a ordem de pedidos
Geralmente, os pedidos recebidos em um restaurante são sempre preparados na ordem em que os pedidos são recebidos. Como regra normal, o último comando que chegou só pode ser preparado após o anterior, respeitando a fila. Mas pode variar conforme os itens do pedido.
O responsável pela cozinha deve avaliar as instruções e reorganizá-las se necessário. Mas para fazer isso de forma organizada, você também precisa definir critérios.
O objetivo é otimizar o fluxo operacional e distribuir os comandos segundo os quadrados apropriados e consoante o tipo de antena. Por exemplo, as sobremesas podem ser preparadas.
Para não ter pedidos duplicados, se você estiver no mesmo comando, vale sinalizar o que já foi preparado e enviado ao salão. Pedidos completos devem ter comandos arquivados.
Reúna os pedidos
Pedidos individuais feitos na mesma mesa devem ser preparados e entregues juntos. Não há nada mais deselegante do que ter uma pessoa comendo enquanto a outra espera pelo prato.
Caso o prato exija um tempo de preparo maior, o garçom deve informar o cliente sobre isso ao fazer o pedido. Assim, alinhar as expectativas quanto ao tempo de espera.
Outro ponto importante nessas situações é se o cliente deseja receber o item antes. Normalmente, as crianças podem ser atendidas primeiro. O mesmo vale para as bebidas. Enquanto esperam, os clientes podem saborear uma bebida ou um aperitivo (que pode ser uma venda sugestiva).
No caso de entrega, essa triagem também ajudará nas rotas logísticas. Endereços próximos devem, se possível, partir na mesma jornada.
Como ter uma gestão de pedidos eficiente com a MarketUP
A utilização de um sistema de gestão de pedidos reduz avarias e alterações no seu restaurante. Por exemplo, ferramentas como comandos e menus digitais facilitam o trabalho do cuidador e reduzem o risco de cometer erros.
As funcionalidades de controle de estoque facilitam o gerenciamento de todo o fluxo de matérias-primas e produtos. Além disso, em softwares ERP como MarketUP, todos os processos podem ser automatizados: dado que o pedido é feito, ele é enviado diretamente para a cozinha, economizando tempo.
Ademais, a automação também melhora a qualidade do serviço. Ao reduzir a carga de trabalho dos funcionários, um sistema de gestão de pedidos permite um atendimento mais rápido e satisfatório ao cliente — e clientes satisfeitos também resultam em maiores receitas, pois aumentam as chances de consumir outros produtos e voltar a consumir na empresa.
Se a sua instalação está envolvida na entrega, o sistema de gestão ERP da MarketUP é ainda mais importante. Assim como em todas as outras operações da sua empresa, as entregas também serão gerenciadas por meio do software.
Além disso, a integração com os aplicativos de entrega é um dos recursos práticos oferecidos pelo sistema MarketUP, que além de otimizar todos os processos de entrega, também amplia sua clientela e aumenta seus lucros.
Conclusão
Não se esqueça que os pedidos que você recebe no restaurante representam os interesses de seus clientes. A venda acaba sendo responsável por uma das etapas do relacionamento com sua empresa, mas é interpretada como a etapa inicial.
Portanto, não faz sentido focar em mais vendas se seu restaurante, sua equipe e seus processos não estiverem minimamente organizados. Para escalar as vendas, é preciso pensar no manuseio, na rotina e nas entregas.
Aumentar o número de pedidos é um indicador financeiro importante, mas no final, se a experiência não corresponder às expectativas, você pode ganhar e perder no outro.
Então, se você vai começar um negócio, pense nesses processos desde o início. Se você deseja aumentar suas vendas, dê uma olhada no seu negócio e observe o que mais precisa de otimização.
Ao gerenciar os pedidos que você recebe em seu restaurante, você terá maior agilidade, controle operacional e financeiro, e ao entender o comportamento de seus clientes, poderá ganhar ainda mais espaço no mercado. Faça este exercício!
Se você quiser saber mais sobre gestão, confira estes outros artigos:
- Gestão Financeira: O que é, para que serve e como fazer
- Como melhorar sua gestão e a experiência do cliente com o PDV
- Por que utilizar um sistema de gestão no seu restaurante
- ERP ou CRM: Qual o melhor sistema de gestão para o meu negócio?
Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP!
Aproveitei também para acessar o nosso site, conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços e criar sua conta 100% gratuita.
Compartilhe nas redes sociais!