Gestão Multilojas: como gerenciar uma rede de lojas com eficiência
Fazer com que a empresa cresça e se desenvolva é o objetivo de todos os gestores. Por isso, abrir a segunda e demais lojas é visto como um momento de grande conquista. No entanto, com a alegria de crescer também estão os novos desafios: como fazer a gestão multilojas de forma eficiente e bem feita.
Existem diversos desafios na gestão de uma loja própria. Afinal, é preciso saber administrar o estoque, o financeiro, os funcionários, entre outras demandas. Se isso é difícil de fazer com apenas uma loja, com duas ou mais pode ser ainda mais complicado.
E é neste contexto que entra a gestão multilojas: uma maneira de gerenciar as lojas de uma mesma marca com controle unificado. Com a gestão centralizada, o profissional responsável pelo bom desempenho do negócio é capaz de acompanhar e otimizar os processos com os recursos necessários.
1. Faça o acompanhamento de estoque e fluxo de caixa
A gestão multilojas precisa acompanhar com atenção a performance de cada loja. Para isso, é essencial observar o estoque e fluxo de caixa de modo que seja possível entender como estão as vendas, as receitas e pagamentos que estão entrando, além das despesas geradas por cada unidade do seu negócio.
Além disso, saber quais produtos e suas respectivas quantidades tem em cada estoque é uma maneira de poder se organizar. Imagine a seguinte situação: um cliente não encontra determinada mercadoria em uma das unidades. Com uma gestão multilojas centralizada, há como solicitar o produto no estoque da outra loja, apresentando um melhor atendimento para o cliente.
2. Entenda as diferenças entre as lojas
Cada loja tem suas particularidades, sendo fundamental saber identificar quais são as características diferentes de cada uma para saber se se trata de um fator que está prejudicando o desempenho da empresa ou não. As diferenças podem estar relacionadas com regionalismo, um público distinto, entre outros fatores que podem influenciar nas vendas.
Para garantir um bom desempenho de suas lojas, o gestor deverá analisar se precisa de mudanças práticas ou se as características distintas não têm impacto na loja em questão.
3. Utilize um software de gestão
A tecnologia se tornou uma das principais facilitadoras de processos em uma gestão. Quando se trata de gestão multilojas não é diferente. Afinal, utilizar ferramentas que auxiliem na gestão é uma maneira de organizar e otimizar as demandas, possibilitando que melhores resultados sejam alcançados.
Uma destas ferramentas é a plataforma de gestão online MarketUP, um ERP totalmente online e gratuito para os empreendedores que desejam descomplicar e desburocratizar seu trabalho de gestão.
Para fazer uma gestão multilojas mais eficiente e com bom desempenho, é preciso implementar um software de gestão em seu dia a dia de trabalho a fim de ter acesso aos principais recursos, como controle de estoque, relatórios financeiros, fluxo de caixa, entre tantas outras funcionalidades que permitem fazer uma gestão centralizada e completa.
Conheça o MarketUP+: melhor custo-benefício para sua empresa
O MarketUP+ é a solução ideal para as empresas que cresceram e são multilojas. Este recurso é um conjunto de serviços diferenciados e com o melhor custo-benefício para empreendimentos que se enquadram em todos os regimes de tributação.
Ele possibilita que você tenha centralização do cadastro de produtos de suas lojas, multiestoque, relatórios consolidados e dashboards para acompanhar o desempenho de forma facilitada, ágil e sem burocracias. Conheça e entre em contato!