5 hábitos financeiros de pessoas milionárias
Para se tornar uma pessoa rica são necessários certos hábitos financeiros seguidos por anos
Muitas pessoas sonham em se tornar milionárias, mas para que isso aconteça são necessários hábitos financeiros saudáveis e decisões inteligentes.
Não faz sentido querer se tornar um milionário, porém é uma meta significativa para muitas pessoas, pois significa segurança financeira e liberdade para fazer e perseguir as coisas que nos fazem felizes. Também significa potencialmente não precisar trabalhar para o resto de sua vida.
Muitos acham que a sorte, ou um emprego bem remunerado, são os únicos caminhos para o status de milionário, mas isso não é verdade.
Você pode aumentar suas chances de se tornar um milionário se implementar esses cinco hábitos financeiros:
1. Estabeleça metas de poupança
A maioria dos milionários estabeleceu metas de poupança agressivas no início da vida. Isso pode ser tão agressivo quanto 20% ou mais de sua receita bruta ano após ano. Certamente não é possível para todos, mas o ponto é estabelecer pelo menos uma porcentagem de seus contracheques toda vez que você receber um.
Você pode adquirir o hábito de fazê-lo automatizando o processo. Isso faz com que você tenha o hábito de não pensar em suas economias, (como a poupança com variação 51 que você investe, por exemplo).
O objetivo é mantê-lo fora da vista e da mente. Depois de ter 3-6 meses de dinheiro disponível para despesas de emergência, use seu fluxo de caixa excedente para investir.
2. Seja frugal
Ser frugal significa gastar seu dinheiro com sabedoria. Seja seletivo nos itens que você compra. Não há nenhuma habilidade secreta para ser um comprador de barganha, ele simplesmente requer um certo nível de paciência e pensamento metódico antes de fazer qualquer compra.
Se você quer pesar todas as opções para o que você está comprando e se perguntar se é o melhor valor para esse preço. Não faz mal ser criativo também. Há um monte de pequenas coisas que você pode fazer para viver um estilo de vida frugal, mas ainda rico, que pode, em última análise, causar um grande impacto a longo prazo em sua riqueza.
Se você é novo nisso, comece fazendo uma pequena alteração de cada vez. Da próxima vez que você sair para comer, por exemplo, tente ir um pouco mais cedo e aproveitar as especialidades do dia em vez dos preços do cardápio completo. Ou da próxima vez que você for ao supermercado, aproveite as promoções antecipadas.
Por fim, priorize seus gastos. Descobrir quais as despesas que você pode fazer sem e que você não pode e trabalhar no sentido de eliminar os não tão necessários.
3. Evite um alto padrão de estilo de vida
A fluência do estilo de vida está aumentando seu padrão de vida para se adequar ao seu nível de renda. Essa é uma das maiores armadilhas que impede as pessoas de criar riqueza real. À medida que os rendimentos dos indivíduos crescem ao longo dos anos, eles continuam a aumentar o seu padrão de vida – uma casa maior, um carro mais caro, refeições mais agradáveis, férias mais luxuosas, etc.
Se você realmente quer empurrar o pedal para a estrada do status de milionário, você deve se concentrar em atualizar suas economias e investimentos antes de seu estilo de vida. Um real investido hoje é muito mais poderoso do que um real ganho no futuro. Automatize a renda adicional em investimentos e finja que nunca estiveram lá para começar.
4. Mantenha as despesas baixas
Espere, ser frugal e manter as despesas baixas não são a mesma coisa? Quando pensamos em uma pessoa frugal, normalmente é um traço de personalidade ou mentalidade que se concentra em priorizar os gastos. Manter as despesas baixas geralmente significa gastar menos. Manter seus gastos sob controle obviamente vai ajudá-lo a se tornar um milionário.
Fique longe de dívidas incobráveis para financiar coisas que você não precisa necessariamente. Se você ainda está pagando empréstimos estudantis, dívidas de cartão de crédito ou um empréstimo de carro, não acrescente outras dívidas à equação. Gaste dentro de seus meios.
5. Cerque-se com as pessoas certas
Isso pode não ser tão óbvio quanto os outros, mas certamente é igualmente importante. Gostemos ou não, as pessoas mais próximas a nós têm influência e impacto nas decisões que tomamos em nossas vidas, inclusive financeiramente.
Isto é especialmente verdadeiro quando se trata de seu cônjuge. A comunicação aberta é extremamente importante quando você compartilha as finanças com ele. Ter metas compartilhadas em que você gasta tempo para articular e acompanhar ajuda a facilitar fortes hábitos financeiros como uma equipe.
Como é o você milionário do futuro? Se você é um Millennial, agora é o melhor momento para começar a construir fortes hábitos financeiros. O tempo está do seu lado e seu futuro financeiro está em seu controle.
Fonte: Chad Rixse em Investopedia