robinson-chiba-china-in-box Empreendedorismo
26
abr

Case de Sucesso: Robinson Shiba e a história do China in Box

Conheça a história de sucesso do criador da maior rede do segmento de delivery de comida oriental da América Latina

 

No cotidiano corrido em que vivemos, ter à disposição a opção de delivery facilita a vida de muita gente. Isso porque, sem a necessidade de buscar as coisas, temos mais tempo para outras tarefas essenciais do dia a dia. E foi pensando no delivery que o empresário Robinson Shiba decidiu investir em culinária chinesa para oferecer comida rápida. Nascia, então, o China in Box. Shiba, porém, não imaginava que sua idéia daria tão certo e que sua carreira profissional seria da maneira que é.

O empresário era estudante de Odontologia no Brasil quando viajou com amigos para os Estados Unidos. Ele pretendia ficar lá por pelo menos um ano para aprimorar seu inglês. Entretanto, enquanto estava lá, o jovem foi assaltado e perdeu todo o dinheiro que guardava. Após esse ocorrido, Shiba passou por problemas financeiros, mas não desistiu de estudar no país e continuar a sua experiência. Então, decidiu trabalhar.

Foi aí que começou a trabalhar na cozinha de alguns restaurantes como lavador de pratos e, mais tarde, entregador. A experiência despertou sua percepção para as vantagens de consumir comida pronta nos Estados Unidos. A partir daí, passou a avaliar essa situação como uma tendência para o Brasil, pois era uma iniciativa inovadora por aqui.

A IDEIA

Com um espírito empreendedor, Shiba passou a observar os modelos de fast food. Ele analisou quais seriam as melhorias para trazer algo arrojado e de sucesso ao Brasil. Ao retornar, pensou em adaptar um modelo para entregar comida chinesa em caixinhas. Antes, porém, passou mais quatro anos estudando e pesquisando maneiras de aprimorar o negócio. Só então abriu a primeira unidade do China in Box no bairro de Moema, na Zona Sul da capital paulista.

Um diferencial que o empresário trouxe foi cozinhas separadas da área de atendimento por um vidro. Dessa forma, os consumidores poderiam acompanhar o preparo e manuseio dos alimentos. Isso porque ele observou que nos Estados Unidos a falta de higiene era um dos maiores problemas nestes ambientes.

A ideia transformadora deu tão certo que o negócio em Moema logo recebeu pedidos para tornar-se uma rede de franquias. Anos depois, a empresa filiou-se à associação brasileira de franchising (ABF), dando início ao sistema de franquias. Mais tarde, Shiba tornou-se sócio do Gendai, um restaurante japonês, que também passou a abrir unidades em vários estados brasileiros.

Décadas depois de lavar pratos nos EUA, Shiba tornou-se dono da maior rede de fast food chinês da América Latina. Ele possui hoje 160 lojas franqueadas, e sua marca está presente em mais de 70 cidades, distribuídas por 22 estados.

POR: Luis Carvalho

 

VEJA TAMBÉM

> Nomes criativos para empresas, como escolher?

> 4 erros graves para evitar na gestão do estoque

> Como uma planilha de vendas pode ajudar sua empresa

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.