Financiamento Coletivo. O Poder das Redes de Interesse!
Ideias inovadoras trazem ansiedade e dúvidas. Como tirá-las do papel em um curto prazo, arrecadando o dinheiro necessário para executá-las? A resposta é simples: tenha vários “sócios” através de financiamento coletivo. O universo digital potencializa a organização de redes de interesse, onde existem pessoas dispostas a financiar determinado serviço ou produto. Assim, surgiram as plataformas colaborativas, que vêm ajudando muitos empreendedores a tirarem suas ideias do papel. A MarketUP reuniu tudo o que você precisa saber sobre crowdfunding ou financiamento coletivo.
Como funciona?
Qualquer pessoa que tenha uma ideia boa e viável pode reunir material e um bom argumento para colocar o projeto em uma plataforma de financiamento coletivo. Após passar por uma curadoria da plataforma, que vai definir se o projeto está apto para captar recursos, os idealizadores poderão estipular quanto necessitam para torná-lo real.
No crowdfunding, a captação de recursos vem através de um grande número de investidores, com interesse semelhante no projeto, destinando pequenas quantias para cada um. Em troca das contribuições, geralmente, os idealizadores oferecem recompensas, definidas de acordo com os valores investidos. Quanto maior for o valor, melhor é a recompensa.
Como são os modelos de captação de recursos?
A grande maioria das plataformas oferece somente o modelo chamado de “tudo ou nada”. Ou seja, se dentro do prazo previsto para arrecadação, o valor não chegar no total estipulado, o que for arrecadado retorna aos investidores.
Porém, hoje já existem plataformas que possibilitam que os idealizadores recebam apenas o que conseguiram arrecadar até o prazo. Esse tipo de campanha tem regras próprias, apesar de ser flexível. Vale a pena analisar se a plataforma ficará com uma porcentagem do que for arrecadado, pois as vezes isso é uma contrapartida.
Em momentos de crise, o financiamento coletivo se fortalece!
O cenário econômico no momento atual colabora diretamente para o crescimento das plataformas de crowdfunding e para o empreendedorismo. Pode parecer estranho, mas em momentos de crise as atividades empreendedoras se fortalecem e as pessoas ficam mais dispostas a arriscar. Tahiana D’Egmont, CEO da plataforma de financiamento coletivo Kickante, deu uma entrevista para a revista Exame, dizendo: “A crise na economia é algo muito positivo para a gente. Crescemos muito neste momento”. E ela está totalmente correta.
O crescente número de novos empreendedores vê nas plataformas de financiamento coletivo uma oportunidade de provar que existe demanda para seus negócios, além de poder divulgá-los em rede.
O crowdfunding funciona no Brasil?
Os brasileiros são pessoas generosas e geralmente conseguem organizar grandes redes colaborativas. Mas, por desconhecimento da estratégia e objetivo das plataformas de financiamento coletivo, hesitaram em investir nesse modelo. Atualmente, algumas plataformas brasileiras oferecem consultoria para os projetos, cursos, e ferramentas que ajudem a profissionalizar quem deseja trabalhar com financiamento coletivo. Você pode encontrar dicas nos sites das próprias plataformas, canais no Youtube e e-books.
Agora que você já sabe como funciona um financiamento coletivo e suas principais características no Brasil, pode usar essa alternativa para abrir seu próximo negócio ou tirar finalmente suas ideias do papel!
Quer saber mais sobre as diferentes plataformas brasileiras de financiamento coletivo e aumentar suas redes de interesse? A MarketUP selecionou as melhores!
- Catarse – https://www.catarse.me
- Benfeitoria – https://benfeitoria.com
- Vakinha – https://www.vakinha.com.br