Crie sua conta agora mesmo

e comece a administrar  sua empresa

com o MarketUP.

Como iniciar um fluxo de caixa

Todo gestor precisa enxergar o fluxo de caixa uma ferramenta essencial para o controle financeiro de sua empresa.

Negligenciar as finanças de seu negócio pode ocasionar grandes prejuízos financeiros ou até mesmo a falência prematura de sua organização.

Portanto, o fluxo de caixa é uma ferramenta analítica que deve fazer parte da rotina de qualquer empreendedor. Através desse recurso, o empresário consegue ter uma visão mais ampla de suas economias, de forma que os dados obtidos possam auxiliar nas tomada de decisão.

Fazer o controle ideal do fluxo de caixa pode parecer impossível, afinal, são tantas transações para analisar. Porém, você pode contar com sistemas de gestão que auxiliem neste processo ou até mesmo pedir ajuda do seu contador.

Mas, se você ainda tem dúvidas sobre o tema, vamos explicar mais a fundo a seguir.

O que é um fluxo de caixa?

Fluxo de caixa é uma ferramenta gerencial que informa todas as movimentações financeiras de uma empresa. Por meio deste controle, é possível acompanhar as entradas e saídas dos valores de um determinado período. Esses dados obtidos são por exemplo, contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, ou seja todas as movimentações importantes para o financeiro da empresa.

Sua utilidade garante ao empreendedor saber se a empresa tem sobras ou faltas no caixa. Assim, fica mais fácil planejar as ações futuras de seu estabelecimento.

É importante atualizá-lo diariamente, pois um fluxo de caixa com informações incompletas pode atrapalhar e muito a gestão da sua empresa.

Por que o fluxo de caixa é importante?

Trata-se do poder de controle que o gestor cria de sua vida financeira, através do balanço detalhado de dados. Isso permite tornar os pagamentos e recebimentos automáticos, o que economiza tempo e esforço.

É também um meio de facilitar o trabalho dos registros e verificações de todas as movimentações que a empresa realiza. Isso torna possível a avaliação do melhor momento para repor os estoques ou até mesmo a hora certa para investir no negócio. Com um fluxo de caixa bem estruturado, o empreendedor consegue fazer um planejamento financeiro e assim, evita problemas futuros.

Como iniciá-lo em sua empresa?

Você deve ter notado que o fluxo de caixa é muito importante para a saúde financeira de sua empresa, certo? Vamos mostrar passo a passo de como você deve iniciar este processo em seu negócio. 

#1 – Verifique o saldo de seu negócio

Quando se pensa em fazer o controle financeiro de sua empresa, a primeira coisa a se fazer é verificar quanto dinheiro tem em caixa.

#2 – Organize suas contas

Antes de fazer os lançamentos em seu fluxo de caixa, é importante organizar o que são receitas e o que são gastos. Dessa maneira, fica muito mais fácil analisar os dados quando for preciso cortar ou rever algum custo.

#3-  Registre todas as entradas e saídas em seu caixa

Ao começar a fazer o fluxo de caixa de seu negócio, registre tudo que a empresa tem a receber. Anote todos os pagamentos recebidos seja à vista ou a prazo, as contas a receber e qualquer possível dinheiro que entra em sua empresa.

Além disso, outra informação importante para esse controle são as datas exatas em que essas transações acontecem ou as datas em que elas irão acontecer. Não só as entradas, mas as saídas de seu caixa também são importantes. Desta forma, registre tudo em que a empresa precisa pagar, seja valores fixos ou estimados.

#4- Mantenha o seu fluxo de caixa atualizado

 Sempre atualize seu fluxo de caixa. Caso, ocorra novos lançamentos ou alterações nos valores de contas fixas. É  importante esse fluxo de atualização, pois a diferença entre as entradas e saídas de dinheiro será o saldo do seu fluxo de caixa, ou seja é o dinheiro que você possui no caixa da empresa.

 

FLUXO DE CAIXA DA MARKETUP

Muitos empreendedores após ler esse texto deve estar se perguntando, como vou anotar todos esses lançamentos de forma fácil e rápida? A MarketUP tem a solução! Sabemos que administrar o dia a dia de um estabelecimento não é uma tarefa fácil e que é necessário muita disciplina, certo?

É claro que é importante que todo empreendedor tenha noção das finanças de sua empresa e não deixe tudo na mão do contador. Por isso, a MarketUP possui o recurso de fluxo de caixa totalmente gratuito.

 

Através dele, todos os lançamentos de contas a pagar, receber, vendas realizadas, compras ou seja todas as movimentações financeiras, são lançados de maneira automatizada, facilitando o controle financeiro do empreendedor.

 

POR: TAINÁ ALMEIDA