Inovação faz pequenos empresas resistirem e operarem durante crise Covid
21
jul

Inovação faz pequenas empresas resistirem e operarem durante crise

O investimento em serviços e produtos inovadores é a estratégia mais utilizada pelas pequenas empresas que sobreviveram à atual crise e se mantêm em operação. A conclusão é da pesquisa Sobrevivência das Empresas, de autoria do Sebrae. A venda de produtos e serviços diferenciados é a principal ação tomada pelos donos de pequenos negócios entrevistados (39%), seguida pela oferta de preços competitivos (26%) e por propagandas e divulgações (22%).

De acordo com o estudo, a busca por oferecer serviços e produtos melhores e diferenciados é um hábito bastante comum entre os empreendedores bem-sucedidos: 92% deles dizem que os aperfeiçoam com frequência, e ao menos 90% relatam inovar constantemente. “A inovação deve ser uma busca constante dos empreendedores. Mesmo que você já tenha um produto ou serviço de sucesso é sempre importante pensar em formas de melhorá-los e oferecer para seus clientes um tratamento diferenciado”, comentou Carlos Melles, presidente do Sebrae.

Entre os donos de pequenas empresas que não conseguiram manter o seu negócio de pé, os números relacionados a esse hábito caem. Apenas 78% dos empreendedores tinham o costume de aperfeiçoar seus produtos e serviços e 74% deles investiram em inovação. Segundo Melles, “para sobreviver no mercado, conquistar clientes e fidelizá-los não basta apenas pensar em marketing ou praticar preços baixos. É preciso inovar e se diferenciar, tanto nos produtos quanto na gestão”.

Experiência e capacitação são diferenciais para empreendedores

A experiência do empreendedor no segmento em que seu negócio atua também é um diferencial para a sobrevivência da empresa. A pesquisa mostra que 73% dos donos de pequenos negócios que estão com a empresa aberta já tinham conhecimento prévio do setor, contra 67% entre aqueles que fecharam suas portas. Por fim, ao menos 43% dos empreendedores com empresas em atividade fizeram alguma capacitação, percentual que cai para 35% entre os donos de negócios que se encerraram.

Redação MarketUP | Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.