Instagram Shopping: Você já conhece esse recurso?
As redes sociais são, atualmente, uma grande vitrine para as lojas. A publicação de imagens dos produtos — sejam roupas, acessórios, calçados, cosméticos ou qualquer outro segmento — em aplicativos como o Instagram é uma prática rotineira de diversas empresas. As fotos trazem engajamento por parte dos seguidores e aguçam os consumidores a irem até a loja virtual da marca realizar a compra.
Foi pensando nesse potencial que o app criou o Instagram Shopping, um recurso especial para empresas que facilita o acesso dos usuários aos produtos da marca. Com a ferramenta, o cliente não somente descobre e conhece os produtos no Instagram, mas também pode comprá-los sem sair do aplicativo.
Os usuários do Instagram mostram um comportamento de interesse pela compra através da ferramenta. Além disso, o recurso ajuda varejistas de todos os portes, dos micro e pequenos às grandes, a aumentar sua visibilidade e ampliar suas vendas de uma forma rápida, ilustrativa e que engaja seus consumidores.
Por que a ferramenta pode ajudar o seu negócio
O Instagram Shopping permite que a empresa cadastre seus produtos no aplicativo, criando tags que, quando clicadas, fazem o link com os itens vendidos pela loja. Essa tag pode ser colocada tanto nas imagens do feed quanto nos stories. Além disso, todo esse catálogo também fica disponível numa nova aba no perfil do Instagram da marca, cujo símbolo é uma sacola de compras.
O Instagram Shopping dá a opção de que a tag direcione o cliente tanto para a página do produto no site próprio da empresa, quanto para a aba de compras no aplicativo. A ideia é que o recurso seja uma opção viável para o comércio eletrônico de negócios de todos os portes.
Como configurar o Instagram Shopping e cadastrar o catálogo de produtos
Acessar a ferramenta é simples, mas depende de algumas configurações e da autorização do Facebook para venda dos produtos no Instagram. Antes de mais nada, a loja precisa cumprir alguns pré-requisitos:
- estar em um dos 46 países contemplados. O Brasil é um deles;
- vender bens materiais, não serviços;
- cumprir as políticas comerciais do Facebook e do Instagram;
- sua conta deve ser comercial e ter o Facebook Business;
- as contas do Instagram e do Facebook devem estar atreladas.
A criação da loja dentro do aplicativo, sua configuração e o cadastro dos produtos são feitos pelo Facebook da empresa. Basta acessar a conta do negócio e:
- clicar em configurar loja;
- insira o endereço da loja;
- escolher uma moeda para a cobrança;
- entrar com o email utilizado para a página do Facebook;
- selecionar as taxas relacionadas a seu país e estado;
- finalizar e cadastrar os produtos.
Com o processo finalizado, é necessário aguardar a aprovação do Instagram. O aplicativo faz a revisão de todos os produtos cadastrados antes de habilitar a marcação deles nos posts e nos stories e criar a aba de comprar no perfil do negócio.
O Facebook possui um guia com o passo-a-passo para configurar o Instagram Shopping, além de um FAQ respondendo as principais dúvidas das empresas sobre a ferramenta.
Redação MarketUP