9 instituições que apoiam mulheres empreendedoras
A liderança feminina tem ganhado cada vez mais espaço. Segundo dados do Sebrae esse número tem crescido e hoje 34% dos donos dos próprios negócios são mulheres. No total são 9,3 milhões de brasileiras que comandam negócios no País e ultrapassam os homens em relação a novos negócios abertos. Também de acordo a entidade, elas também representam 48% dos microempreendedores individuais (MEIs) e atuam principalmente em atividades de beleza, moda e alimentação. Com essa demanda, separamos neste artigo 9 instituições que apoiam mulheres empreendedoras.
Apesar dos dados, neste cenário podemos ainda observar a discrepância, com indicativos que mostram que as empresárias têm escolaridade 16% superior, mas ganham 22% menos que os proprietários do sexo masculino. Algo que vem se repetindo desde 2015, baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Diante disso, é cada vez mais frequente no mercado o surgimento de entidades e instituições que fomentam o empreendedorismo feminino, que tem como objetivo potencializar o espaço das mulheres empreendedoras no ecossistema de negócios e inovação, bem como fomentar o seu protagonismo para uma gestão cada vez mais eficiente, ajudando a se tornarem bem sucedidas.
Conheça algumas delas:
Escola de Você
O projeto Escola de Você existe desde 2014 e é uma idealização das jornalistas Ana Paula Padrão e Natalia Leite.
Na plataforma online são oferecidos cursos de capacitação para as mulheres empreendedoras, com o intuito de desenvolver habilidades como gestão de tempo, relacionamentos interpessoais, comunicação, empreendedorismo e negociação; e por meio delas incentivar o empoderamento feminino, na tomada de decisão e o crescimento pessoal.
Rede Mulher Empreendedora
A Rede Mulher Empreendedora (RME) oferece capacitação em vários quesitos, entre eles gestão, bem como integração e troca de conhecimento entre mulheres empreendedoras ou que estão em busca de auxílio para abrir o seu próprio negócio.
Além de agregar com conhecimento, a instituição ainda oferece programas que conectam as empreendedoras a grandes empresas, assim como de aceleração de negócios com potencial de crescimento.
W55
O W55 é o fundo direcionado para empresas lideradas por mulheres, uma parceria entre Rede Mulher Empreendedora e a Gradual Investimentos. De acordo com esse projeto, menos de 2% dos fundos globais investem em empresas lideradas por mulheres.
Entre os apoios oferecidos se destacam a capacitação; aceleração de empresas, por meio de mentorias, e o acesso ao capital.
B2 Mamy
O B2 Mamy surgiu para resolver um problema enfrentado por várias mulheres, após a maternidade, que é retornar ao mercado de trabalho. Neste cenário, muitas vezes, elas acabam encontrando no empreendedorismo uma maneira para retomar a vida profissional.
Diferente de outras instituições, essa aceleradora, tem como proposta conectar as mães empreendedoras ao ecossistema de gestão, inovação e startups.
UPWIT
A UPWIT (Unlocking the Power of Women for Innovation and Transformation) estimula o protagonismo feminino e a mudança de cultura dentro das empresas, com o objetivo de contribuir para a diversidade e incentivar as mulheres empreendedoras.
O projeto trabalha com palestras e workshops nas empresas, assim como contribui para o surgimento de novos negócios e campanhas de conscientização para incentivar a inclusão.
PyLadies
O PyLadies é uma comunidade internacional que veio para o Brasil com o propósito de incentivar a inserção de mais mulheres na área de TI, por meio da linguagem de programação Python.
Só na cidade de São Paulo são oferecidos cursos gratuitos que vão do básico ao avançado. De uma maneira geral, são disponibilizadas capacitação profissional para que ao terminar o curso, as alunas tenham acesso a oportunidades profissionais no setor de tecnologia.
Feminaria
O projeto Feminaria, fundado pela advogada Ana Carolina Bavon, tem como objetivo auxiliar as mulheres a planejarem e avaliarem suas carreiras e negócios.
Ao todo são disponibilizados 3 planos de associação, nos quais é possível ter acesso a diversos conteúdos que vão ajudar nessas temáticas, bem como no desenvolvimento profissional.
Empreender mulher
O Empreender Mulher é um projeto social idealizado pela consultora de Marketing Adriana Valente, que visa incentivar o empreendedorismo feminino, por meio do desenvolvimento de competências.
A plataforma traz conteúdo relevante e o movimento também tem forte presença nas redes sociais, com informações para ajudar outras mulheres empreendedoras com novos modelos de negócios e na gestão mais sustentável.
Mia – Mulheres Investidoras Anjo
A Mia – Mulheres Investidoras Anjo é uma ONG de mulheres que apoiam empreendedoras. O projeto foi criado pela empresária Maria Rita Spina e tem como foco incentivar a diversidade nos negócios, os tipos de gestão, priorizando as mulheres.
Além disso, a organização ainda oferece palestras e workshops para ajudar com informações sobre investimentos e a construir uma rede de network.
Por Carolina Barros