Intenção de consumo das famílias brasileiras segue em ascensão
Pelo terceiro mês consecutivo, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF) cresceu. O indicador registrou alta de 1,8% na passagem de fevereiro para março deste ano e chegou a 78,1 pontos. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e foram divulgados hoje, 23 de março.
Segundo o estudo da CNC, a alta de fevereiro para março foi puxada por seis dos sete componentes avaliados pelo índice. As maiores taxas de crescimentos foram observadas nas avaliações sobre a renda atual (3,2%), perspectiva profissional (2,8%) e emprego atual (2,6%).
O nível de consumo atual (1,7%), o acesso ao crédito (1%) e o momento para a compra de bens duráveis (0,8%) também progrediram. O único componente em queda foi a perspectiva de consumo (-1,2%).
Na comparação com março de 2021, a intenção de consumo também cresceu, registrando alta de 5,9%. O progresso se deu devido ao crescimento de cinco componentes, com destaque para emprego atual (13,4%) e perspectiva de consumo (16%). O nível de consumo atual (10,8%), a renda atual (9,7%) e a perspectiva profissional (3,1%) também tiveram alta no período Registraram queda os seguintes componentes: momento para a compra de bens duráveis (-9,9%) e acesso ao crédito (-5,2%).
Redação MarketUP | Fonte: Agência Brasil