Empreendedorismo
27
jun

Empreendedor vs Intraempreendedor: entendendo a diferença

O termo Intrempreendedor surgiu no início da década de 80 quando e se difere do termo empreendedor em diversos fatores substanciais

O termo “intraempreendedor” apareceu pela primeira vez na década de 1980, quando os consultores de administração Gifford e Elizabeth Pinchot publicaram Intrapreneuring: Por que você não precisa deixar a empresa para se tornar um empreendedor. Neste livro, eles definiram intrapreneurs como “sonhadores que fazem. Aqueles que assumem a responsabilidade de criar inovação de qualquer tipo dentro de um negócio.”

Embora o termo tenha sido parte do mundo dos negócios há décadas, ainda há alguma confusão sobre como o intraempreendedorismo se relaciona com o empreendedorismo e vice-versa. Enquanto os dois termos são diferentes, existem semelhanças e vantagens para ambas as abordagens na prática.

O que é um intraempreendedor?

A diferença central entre empreendedores e intraempreendedores é o cenário em que eles trabalham. “Um intraempreendedor é um empreendedor interno, ou um empreendedor dentro de uma grande empresa, que usa habilidades empreendedoras sem incorrer nos riscos associados a essas atividades”, explica a Investopedia.

Em muitos casos, os intraempreendedores podem trabalhar em um projeto especial que promove a inovação dentro de sua organização. Outra diferença importante é que os intraempreendedores não assumem tanto risco quanto os empreendedores porque trabalham dentro de uma empresa, em vez de liderar empreendimentos por conta própria.

Segundo a Investopedia, “Um empreendedor é um indivíduo que, em vez de trabalhar como funcionário, administra uma pequena empresa e assume todos os riscos e recompensas de um determinado empreendimento, ideia ou bem ou serviço oferecido para venda”. Intraempreendedores costumam usar habilidades empreendedoras para lançar um novo projeto ou iniciativa dentro de sua organização.

Traços Compartilhados de Empreendedores e Intraempreendedores

Apesar de suas diferenças, o impulso para inovar é algo que os empresários e os intraempreendedores compartilham. Eles tendem a ter certas características em comum, como as seguintes:

  • Liderança: Uma das características mais importantes dos intraempreendedores e empreendedores bem-sucedidos é a forte capacidade de liderança. Uma parte fundamental do sucesso é poder levar os outros a bordo, motivando-os a atingir um objetivo comum. O gerenciamento criativo e abordagens diversas para a liderança são típicos entre empreendedores e intraempreendedores.
  • Inteligência e visão: Inteligência pode significar ter os conjuntos de habilidades e ferramentas certas para concluir um projeto, enquanto a visão se refere ao reconhecimento de tendências e à capitalização de oportunidades emergentes. Empresários de sucesso e intraempreendedores são capazes de equilibrar paixão e inovação com visão de negócios.
  • Adaptabilidade: Tanto os intraempreendedores quanto os empreendedores são capazes de mudar de direção rapidamente quando surgem problemas e desafios. Mesmo os planos e estratégias mais promissores podem encontrar obstáculos. No entanto, adaptabilidade significa responder eficazmente a qualquer situação. Tomar decisões para “tirá-lo de problemas e permitir que você prospere em ambientes que afundariam aqueles que não são adaptáveis” é o que faz com que esses profissionais se destaquem.

Empreendedor vs Intrapreneur: Vantagens

Para intrapreneurs, trabalhar dentro de um framework existente oferece muitas vantagens. Um dos principais benefícios é que sua organização é capaz de fornecer a eles os recursos de que precisam. Isso pode incluir recursos humanos, uma equipe jurídica e supervisão financeira.

Além disso, o intraempreendedorismo permite que os profissionais utilizem o financiamento de sua organização existente. Não há necessidade de aumentar o capital quando o projeto estiver em luz verde. Intraempreendedores também têm acesso a mentores.

Eles são capazes de aprender com os supervisores e outros dentro da empresa e utilizá-los como um recurso valioso. O empreendedorismo pode oferecer mais liberdade porque os empreendedores são capazes de determinar a cultura, a programação e até mesmo o código de vestimenta para seus negócios.

Eles também têm a agência para tomar decisões finais e efetuar mudanças em alto nível. Embora os empreendedores assumam mais riscos, eles podem ganhar mais se seu empreendimento for bem-sucedido.

Fonte: Blogtrepreneur

Autor:

MarketUP

Essas são as informações do autor que postou esse conteúdo muito interessante.