Inverno 2022 - Varejo Brasil Gestão e Vendas
16
jun

Inverno 2022: Entenda agora como impulsionar suas vendas

Com julho chegando, é uma ótima oportunidade para aquecer as vendas durante os meses de inverno. As ondas de frio no sul e sudeste do Brasil não apenas produzem ótimas fotos e vídeos de neve, mas também são bons negócios para empresas que podem bolar estratégias para aproveitar a sazonalidade.

Quer que seu estabelecimento se diferencie dos concorrentes e se destaque no mercado? Conheça a MarketUP.

A sazonalidade é um fator importante para aumentar ou diminuir as vendas em determinados setores da economia. O inverno não é exceção. A demanda cresceu em alguns segmentos, enquanto outros podem ter dificuldades nesta época do ano.

Por exemplo, somente em 2021, as pesquisas no Google por aquecedores aumentaram mais de 80% desde o início do inverno. Esse aumento repentino é uma tendência de vários anos que pode permitir que as empresas mais novas usem esse tempo para aumentar as vendas, pois as mudanças de temperatura podem afetar o comportamento do consumidor e afetar diretamente seus negócios.

Pensando nisso, o Canal PME explicou porque é importante aproveitar o inverno para vender mais e algumas dicas para isso. Além disso, mostramos como preparar o seu PDV para o aumento das vendas de inverno. Confira!

  • Porque é importante aproveitar o inverno para vender mais?
  • Dicas para vender mais no inverno 2022
  • Como preparar o seu PDV para o aumento das vendas de inverno

Vamos começar! 

Porque é importante aproveitar o inverno para vender mais?

Mesmo que seu negócio esteja localizado em uma parte menos fria do país, os hábitos das estações do ano podem ser muito benéficos para aumentar as vendas de inverno. Você pode usar isso a seu favor! Por exemplo: não importa onde você esteja no Brasil, os dias de inverno são mais curtos que os dias de verão. Isso incentiva as pessoas a ficar em casa e fazer mais projetos familiares.

Supermercados e restaurantes podem se beneficiar muito com isso. Investir em itens típicos da estação e estocar massas, chocolates e bebidas quentes pode ser uma estratégia sólida para impulsionar as vendas de inverno. É ainda melhor se você puder entregar na sua porta, incluindo maneiras de evitar que seus clientes saiam de casa!

Porém, é claro que algumas pessoas gostam de jantar em um lugar especial, levando à nossa necessidade indispensável de um ambiente único e serviço aprimorado, que aumenta o valor do seu serviço e incentiva o retorno dos clientes.

Com menos opções de lazer (afinal, as praias são menos lotadas e as cidades litorâneas mais vazias), os shoppings tendem a ser mais lotados. Se sua empresa está em um espaço como esse, não se esqueça de focar na apresentação do produto e no atendimento ao cliente, pois isso chamará a atenção. Embora essas diretrizes não sejam específicas para o inverno, é necessária atenção especial durante esse período, pois o tráfego de pedestres pode ser maior.

Falando em negócios não específicos para o inverno, logo pensamos em quem vende moda praia que vê esse período como um período de queda brusca nas vendas. Nesse caso, a ideia é apostar nas modas fitness, já que as pessoas costumam aproveitar o friozinho para voltar à academia para malhar. Portanto, expandir o portfólio de produtos é o melhor a se fazer.

O mesmo vale para as sorveterias, que podem impulsionar as vendas de inverno oferecendo sopas e caldos. Dessa forma, eles não precisam esfriar a conta durante a estação mais fria.

Dicas para vender mais no inverno 2022

A cada estação, as lojas têm novas oportunidades para atrair consumidores, principalmente varejistas de roupas. Então, agora, é hora de preparar sua loja para o inverno.

A preparação para qualquer estação ou evento desempenha um papel fundamental, pois certos designs, layouts e temas da loja devem ser alterados para chamar mais atenção para essa época do ano. Mas como isso deve ser feito? Confira algumas ótimas dicas abaixo!

Prepare sua vitrine

A vitrine é o cartão postal de sua loja, e muitas vezes é o primeiro contato do consumidor com sua marca.

Por isso, é importante destacar e trazer um elemento relacionado à nova temporada naquele momento.

Dê ênfase aos produtos que fazem sentido para a estação e invista em uma decoração temática atrativa.

Se você está sem ideias, não sabe por onde começar ou não quer errar na hora de se preparar para a vitrine, pode contar com dicas de empresas e pessoas especializadas na área.

Organize seu estoque

Durante os meses de inverno, o consumo de determinados produtos em sua loja pode aumentar e você precisa saber quais são.

Nesse sentido, você pode consultar os dados históricos do seu ERP para ver quais produtos estão em maior demanda e como estão vendendo.

Assim, você já pode se alinhar com seus fornecedores para garantir disponibilidade e satisfação do cliente.

Para as lojas de roupas, essa tarefa é mais fácil porque cada estação tem uma coleção específica. Mesmo assim, fique de olho no volume, na demanda (caso esteja trabalhando com um público diferente) de moda masculina, feminina e infantil para não ficar sem itens ou terminar a temporada com itens demais.

Atente-se ao interior da loja

A vitrine é o primeiro contato visual do consumidor com sua loja, mas não faz todo o trabalho sozinha.

Ao entrar na sua loja, os clientes precisam estar no clima da estação. Nesse sentido, pode-se utilizar estratégias de marketing sensorial que visam criar estímulos positivos para potencializar e melhorar a experiência do cliente.

Sincronizada com o inverno, esta é uma ótima oportunidade para divulgar produtos específicos através de displays de ponto de venda. Alguns dos métodos mais eficazes incluem o uso de cartazes brilhantes para destacar determinados produtos.

Você também deve considerar uma organização que facilite o fluxo de clientes na loja e utilize o conceito de zonas quentes e frias.

Simplificando, os hotspots são lugares onde os clientes conversam mais. Nesses locais, você deve organizar os produtos mais procurados, preferencialmente aqueles com maiores margens de lucro. Já em regiões frias, deve-se colocar produtos que não estejam em alta nesta estação.

Otimize o seu processo de venda e atenda os seus clientes de forma mais ágil com a frente de Caixa do MarketUP. Entenda mais.

Realize promoções

As promoções são sempre uma forma eficaz de atrair clientes para a sua loja. Por isso, selecionei alguns produtos para oferecer descontos na hora de preparar sua loja para o inverno. Nesse sentido, é importante seguir algumas regras:

Não minta para seus clientes: algumas lojas ainda adotam táticas de marketing enganosas, uma das quais é fazer com que os descontos oferecidos pareçam maiores do que realmente são. Embora isso possa ter funcionado no passado, os clientes de hoje estão mais atentos e capazes de verificar rapidamente os preços dos concorrentes para ver se a oferta vale a pena. Ao se sentirem enganados, os clientes constroem uma imagem negativa da marca e podem não voltar a comprar na loja.

Anuncie sua promoção: se você oferecer um desconto em um produto, destaque-o para chamar a atenção de seus clientes. Isso pode ser feito por cartazes, panfletos, anúncios do sistema de som da loja, etc.

Crie um senso de urgência: um dos propósitos das promoções é fazer vendas por impulso. Dito isso, faça com que os clientes comprem algo principalmente porque é uma ótima oportunidade, não necessariamente porque eles precisam. Nesse sentido, alguns gatilhos psicológicos são muito eficazes.

Por exemplo, você pode fazer promoções válidas apenas para um dia, finais de semana ou até mesmo um número específico de títulos. Obviamente, isso precisa ser divulgado. Use slogans como “Somente hoje”, “Somente neste fim de semana”, “Somente ‘x’ peças restantes”, “Somente para ex-clientes ‘x'” etc.

Considere as datas comemorativas durante o inverno

Ao preparar sua loja para o inverno, você deve considerar alguns fatores que podem impulsionar as vendas durante a temporada. No Brasil, entre 21 de junho e 22 de setembro, temos a Festa Junina, o Dia de São João (24 de junho) e o Dia da Independência do Brasil (7 de setembro).

Em muitas cidades, sua loja ainda pode aproveitar alguns aniversários locais para aumentar as vendas.

Embora a maioria das comemorações tenha sido cancelada devido à pandemia de covid-19, essas datas podem ser usadas como componente emocional para atrair clientes.

Ou seja, em poucos dias, você pode usar componentes que se a essas datas para não “errar”, você pode usar como estratégia de marketing.

Prepare suas redes sociais para receber o inverno

Hoje, as redes sociais são uma parte essencial de qualquer loja de nicho. Eles funcionam como vitrines virtuais e podem ser usados ​​para promover seus produtos e promoções, mesmo que você ainda não os esteja usando para vendas.

Nesse sentido, as redes sociais devem ser um dos fatores a considerar na hora de preparar sua loja para o inverno. Crie publicações temáticas que mencionam o inverno e promovam produtos relacionados à estação.

Você também pode usar suas redes sociais para promover suas promoções, realizar sorteios para aumentar o engajamento e fazer com que novas pessoas descubram sua loja.

Agora, as redes sociais são a base de uma estratégia de vendas devido à redução do volume de negócios devido à pandemia.

Garanta a segurança 

Infelizmente, o Brasil ainda está em um momento crítico relacionado à pandemia de covid-19. Por isso, ao preparar sua loja para o inverno, você deve considerar a segurança de todos.

Vale ressaltar que as doenças respiratórias costumam aumentar significativamente no inverno. Portanto, tenha mais cuidado.

Sua loja deve adotar protocolos de segurança estabelecidos pela Secretaria de Saúde e Secretarias Estaduais e Municipais.

Alguns protocolos básicos incluem limitar o número de pessoas nas lojas, exigir máscaras, fornecer álcool em gel em pontos estratégicos e manter o distanciamento social nas filas.

Prepare o seu PDV para o inverno

A frente de checkout ou PDV é um dos pontos estratégicos de qualquer varejista. Por isso, siga estas dicas na hora de preparar sua loja para o inverno:

Inclua produtos que são comumente usados ​​e produzem bem: enquanto esperam na fila, os clientes podem ser expostos a produtos que podem não tê-los trazido à sua loja, mas que podem precisar. Por exemplo, as lojas de roupas geralmente incluem balcões com meias, prensas, acessórios para o cabelo e afins.

Ofereça Diferentes Formas de Pagamento: Hoje, os consumidores utilizam diferentes formas de pagamento, e é importante que sua empresa esteja preparada para atender a essa demanda. Portanto, equipe seu PDV para aceitar métodos modernos como códigos QR e Pix.

Use uma solução que acelere o checkout: as longas filas podem acabar com todo o seu trabalho duro preparando sua loja para o inverno. É por isso que você precisa de um serviço rápido e preciso.

Nesse sentido, é importante contar com profissionais qualificados e um sistema de PDV ágil e fácil de usar. Conforme mencionado, é importante que o sistema permita a inclusão de métodos de pagamento atuais e modernos.

Como a MarketUP pode te ajudar a impulsionar as vendas no inverno

Existem agora vários softwares que facilitam os sistemas POS. Existem softwares online integrados aos sistemas ERP para coletar informações de vendas diretamente com a gestão da sua empresa, como controle de estoque.

A MarketUP oferece o módulo de caixa (POS) do sistema de gestão online de forma totalmente gratuita considerando a praticidade e os benefícios para sua empresa.

Você pode cadastrar quais produtos são vendidos e quais formas de pagamento seus clientes desejam utilizar em pouco tempo, garantindo vendas mais rápidas e ágeis.

Todas as operações do PDV são integradas com outras áreas da sua empresa, como estoque e finanças, para que a gestão do seu negócio seja otimizada e você tenha um controle mais completo sobre as atividades da sua empresa.

Quais benefícios o PDV do MARKETUP oferece?

Com o sistema de gestão, você pode otimizar todos os processos da empresa. Veja abaixo os benefícios de usar o PDV MarketUP.

Controle do estoque

Quando uma venda for realizada, o produto vendido será imediatamente baixado de seu estoque e, da mesma forma, o produto devolvido ou substituído será novamente incluído em seus registros de estoque — tudo de maneira automatizada através do software.

Gestão financeira eficaz

Com um sistema PDV, você pode contar as vendas em tempo real. O controle de recebimentos (à vista ou parcelado) é inserido automaticamente no módulo financeiro do seu sistema ERP, permitindo uma melhor gestão dos valores recebidos e a receber.

Custo-benefício

Um sistema 100% gratuito, o PDV MarketUP não tem limite de uso, ou seja, você pode ter quantos PDVs quiser, e também funciona em modo offline, para não sofrer interrupções de conexão, garantindo sua eficiência e agilidade para maiores vendas.

Conclusão

Neste artigo, porque é importante aproveitar o inverno para vender mais e algumas dicas para isso. Além disso, mostramos como preparar o seu PDV para o aumento das vendas de inverno. Agora você conhece algumas dicas de como preparar sua loja para o inverno. O próximo passo é sujar as mãos e esperar os resultados.

Se quiser mais informações sobre como alavancar suas vendas, confira estes outros artigos:

Gostou do conteúdo? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP

Aproveite também para seguir a MarketUP nas redes sociais agora.

Compartilhe!

Autor:

Nayara Bolognesi

Jornalista por formação e apaixonada por marketing digital. O meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva. Tudo sempre com bastante informação, qualidade e uma pitada de publicidade.