Lições para o empreendedor no filme ‘Os Vingadores’
O filme ‘Os Vingadores’ abrange vários aspectos da personalidade humana e o empresário poder tirar lições desta obra de arte
Os Vingadores… compreendem personalidades muito diferentes, incluindo confiantes, justas, engraçadas, ingênuas, inteligentes, plácidas… muito parecidas com as pessoas com quem trabalhamos todos os dias.
Quando esses super-heróis trabalham juntos, eles salvam o mundo. Quando não, Banner se transforma no HULK e esmaga tudo! Podemos aprender muito sobre comunicação e colaboração em equipe dos Vingadores.
As empresas hoje em dia estão constantemente promovendo uma comunicação mais forte, mas poucas parecem adotar genuinamente esse objetivo desafiador. A maioria das culturas organizacionais concorda que eles encorajam os funcionários a falar o que pensam, ser abertos, dizer o que querem dizer e, o mais importante, ouvir os pontos de vista dos outros.
Quantos de nós realmente fazem isso? Quantos de nós tentaram fazer isso apenas para ser abatidos ou sofrer consequências negativas? Para ter um negócio de sucesso, a comunicação em todos os níveis é imperativa.
A boa comunicação organizacional, seja de cima para baixo ou de baixo para cima, funciona com base em feedback respeitoso e colaboração construtiva com o objetivo comum de tomar as melhores decisões possíveis para o bem da empresa.
Como os Vingadores, requer trabalho em equipe e, principalmente, reconhece que, em uma organização, todos estão na mesma equipe. Os conselhos de administração são freqüentemente desafiados a navegar pela comunicação apropriada entre os proprietários e a administração
O envio de mensagens para as equipes pode se tornar cada vez mais difícil, as conversas não são necessariamente inclusivas de todas as partes relevantes e as conclusões e premissas estão sendo feitas sem considerar as visões dos mais diretamente impactados ou envolvidos.
Aqui estão algumas lições aprendidas e conselhos para todos os níveis da empresa:
Seja direto
Não há razão para se dar a volta. As pessoas não são leitores de mentes. Se sua direção não for clara e concisa, provavelmente não será feita.
Espere o melhor (não o pior) das pessoas
Mesmo se você quiser embarcar em uma nova estratégia ou mudar de direção, confie em sua equipe para entender as mensagens claras e concisas que você terá fornecido. A maioria dos profissionais é capaz de se adaptar, concordando ou não.
Não faça suposições
Você sabe o que eles dizem sobre suposições e isso não poderia ser mais verdadeiro. Vá até a fonte e pergunte sobre a justificativa para uma ação específica e esteja disposto a ouvir com a mente aberta. As chances são de que pode haver uma razão que faça sentido e possa influenciar sua percepção inicial.
Compartilhe informação
Conhecimento é poder, mas quando o pessoal se sente compelido a guardá-lo para proteger seus empregos, a dinâmica da equipe se transforma em batalhas territoriais, que não servem mais aos melhores interesses da empresa.
As melhores e mais bem-sucedidas organizações compartilham informações e colaboram e não se preocupam com quem receberá o crédito por isso. Homem de Ferro não recebe o crédito por salvar o mundo, os Vingadores o fazem!
As pessoas são primordiais
Em TODOS os níveis da organização. É fácil dizer que as pessoas são uma prioridade, mas não tão fáceis de praticar. As pessoas tendem a administrar seus chefes, mas apenas chefes excepcionais dominam a capacidade de gerenciar.
Todo mundo tem seus pontos cegos, então siga a regra de ouro, trate as pessoas como você gostaria de ser tratado. Vocês estão todos juntos nisso!
Finalmente, nas palavras de Nick Fury, “havia uma ideia… de reunir um grupo de pessoas notáveis, ver se elas poderiam se tornar algo mais.” Veja se eles poderiam trabalhar juntos quando precisávamos deles para lutar nas batalhas que nunca poderíamos.
Quando o negócio enfrenta desafios de vendas, tráfego e / ou lucratividade, uma boa comunicação é o núcleo das melhores equipes e realmente resulta na mais empresas de sucesso.
Fonte: Monique R. Yeager em Small Biz Daily