Empreendedorismo
14
mar

Liderança organizacional: qual é a importância e como desenvolvê-la

Investir em tecnologia e infraestrutura não tem sentido se as empresas não investirem em capital humano. Ou seja, uma organização não pode funcionar sem pessoas competentes para administrar e gerenciar. Portanto, é importante que as empresas tenham equipes de alto desempenho e líderes qualificados para entregar os melhores resultados.

 

A liderança organizacional é, portanto, um conceito que abraça a excelência na ação que contribui para a organização de eventos, relacionamento interpessoal, tomada de decisões estratégicas mais seguras, engajamento, desenvolvimento e gestão dos colaboradores e muito mais.

 

Isso significa que a liderança organizacional se concentra em facilitar um processo de comunicação interpessoal eficaz visando orientar as pessoas em suas atividades, responsabilidades e, assim, alcançar seus objetivos. Esta é uma enorme responsabilidade para quem lidera ou quer liderar.

 

Qual a importância da liderança nas organizações?

As empresas que têm ou desenvolvem líderes tendem a ser bem-sucedidas. Os líderes desempenham um papel extremamente necessário nos processos de qualquer organização. 

 

Os líderes também são essenciais para se conectar com a gestão de pessoas, além de serem responsáveis ​​por entregar a cultura da empresa e engajar a equipe para que a visão, missão e valores da organização se alinhem aos objetivos da equipe. 

 

Os líderes, como representantes da organização, devem entender toda a empresa e compreender como funcionam seus departamentos e processos.

 

Embora ele possa não trabalhar diretamente nesses departamentos, é crucial dominar como eles funcionam e o que acontece dentro deles. Afinal, isso proporciona à empresa um feedback constante sobre o desenvolvimento de metas e uma melhor qualidade de contato com os colaboradores.

 

Quais são as vantagens?

Ter bons líderes organizacionais dá a uma empresa uma série de benefícios. Portanto, quando seus funcionários estiverem bem alinhados e orientados com seus objetivos de negócios, suas métricas de RH terão um bom desempenho. Conheça os benefícios de ter um líder organizacional bem preparado em sua empresa.

 

Melhora a organização 

 

Equipes coordenadas por pessoas preparadas podem organizar suas atividades e necessidades com mais eficiência! Como resultado, eles mantêm um fluxo ordenado de atividades e conseguem cumprir prazos com mais facilidade.

 

Estimula a produtividade 

Ter uma boa liderança organizacional aumenta a produtividade dos departamentos da sua empresa! Isso porque, além da organização, as pessoas geralmente estão sempre motivadas pelo trabalho que realizam, são constantemente monitoradas e procuram manter um bom ritmo de trabalho.

 

Aumenta o engajamento 

Pessoas prontas para liderar podem engajar e apoiar a equipe. Entre os projetos internos do setor e iniciativas corporativas. Com isso, os colaboradores se sentem mais realizados na vida profissional e desenvolvem boas relações com a organização — o que, além de aumentar a produtividade, reduz a rotatividade.

 

Potencializa os resultados

Com uma equipe mais comprometida, organizada e produtiva é óbvio que os resultados da empresa, principalmente os indicadores de RH, vão crescer e melhorar. Isso não diminui a qualidade, e os funcionários ficam satisfeitos com seu trabalho, dando satisfação não só ao público interno, mas também ao externo.

 

Características de um líder

Um líder organizacional possui características que lhe são próprias e exigidas pelo mercado para que seu poder gerencial tenha impacto nos colaboradores que irá liderar. Confira esses recursos abaixo.

 

Proativo 

A proatividade é uma das características mais importantes dos líderes. Esse profissional precisa ir além dos problemas e assumir o controle da situação, propondo soluções, caminhos e persistência diante das adversidades.

 

Ético

A ética profissional é o primeiro passo para garantir que um líder seja respeitado em seu papel. Quando ele segue as regras da empresa e trata a todos igualmente, ele será um exemplo e facilmente conseguirá envolver as pessoas ao seu redor.

 

Criativo 

A resolução de problemas depende da criatividade, além de criar um ambiente propício às relações interpessoais. Por isso, o líder deve sempre pensar fora da caixa ao propor alternativas para solucionar problemas.

 

Qual o papel do RH ao desenvolver a liderança organizacional

A área de Recursos Humanos é uma das principais responsáveis ​​pelo desenvolvimento da liderança organizacional e adequando-a às necessidades da empresa. O processo inclui não só a determinação de quem tem uma imagem de liderança, mas também a formação profissional.

 

Portanto, para formar um bom líder, a área de recursos humanos deve identificar esse profissional na empresa, definir um modelo organizacional adequado à rotina da empresa, desenvolver um plano de capacitação de liderança e desenvolver um plano de carreira. Ou seja, criar um lugar onde os funcionários podem desenvolver e alcançar cargos gerenciais.

 

Além disso, é importante disponibilizar canais de comunicação entre líderes e colaboradores, como softwares e redes internas. E também, analisar os resultados dos líderes e dar feedback sobre os resultados obtidos, avaliar o clima organizacional, a rotatividade e os índices de absenteísmo.

 

Conclusão

O maior valor da empresa, com certeza, é o capital humano. É impossível alcançar bons resultados sem a eficiência dos funcionários. Mesmo assim, a liderança organizacional continua desempenhando um papel importante nesse processo.

 

Afinal, o líder é o principal responsável por motivar, atrair e maximizar as habilidades e o desempenho dos profissionais que comanda. No entanto, isso só é possível se a liderança da organização for de fato um modelo social.

 

Isso significa que o líder tem a capacidade não só de delegar tarefas, mas também de realizá-las, mostrando que está andando no mesmo barco que a equipe em busca de resultados.

 

Gostou das dicas? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP! 

Aproveite também para acessar o nosso site, conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços e criar sua conta 100% gratuita no MarketUP.

Autor:

Nayara Bolognesi

Jornalista por formação e apaixonada por marketing digital. O meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva. Tudo sempre com bastante informação, qualidade e uma pitada de publicidade.