LMS-Learning-Management-System Tecnologia
15
mar

LMS: o que é, como funciona e a importância para o RH!

A sigla LMS vem da abreviação de Learning Management System, que nada mais é do que uma plataforma de ensino cujo objetivo é transportar o ambiente educacional presencial para um espaço virtual totalmente acessível.

Com o passar dos anos, o surgimento de novas ferramentas e estratégias colaboraram para a evolução dos processos de aprendizagem. Isso acontece porque os inúmeros softwares começaram a ser desenvolvidos e então, serviram de auxílio para diversas áreas, inclusive a corporativa. 

Essa plataforma viabiliza o ensino online e tem diversas ferramentas para fazer com que o aprendizado seja mais eficiente e completo para todos que a usam.

Analogamente no Brasil, a sigla LMS é conhecida como plataforma EAD, ou seja, Ensino à Distância. Ou seja, essas plataformas costumam ser utilizadas para a aplicação de treinamentos digitais, já que proporcionam redução de custos e aceleram o processo de aprendizagem.

É fundamental lembrar que com essa tecnologia, é possível proporcionar um bom ensino que contenha diversos elementos que podem mudar o modo de aprender e ensinar, o que pode gerar melhores resultados para toda a empresa. 

O LMS permite controlar e acompanhar o andamento da aprendizagem dos alunos. E ainda, o sistema conta com serviços automatizados, facilitando assim a matrícula de alunos, controle de pagamento, relatórios de aprendizagem e emissão de certificados.

Como funciona o LMS?

As plataformas LMS possuem todos os recursos necessários para possibilitar o desenvolvimento e disponibilizar o conteúdo dos treinamentos na Internet. Além disso, elas também viabilizam o acompanhamento dos alunos e a emissão de certificados. 

Um sistema de gestão de aprendizagem pode oferecer no âmbito corporativo a criação de treinamentos para colaboradores, personalização da interface, hospedagem de conteúdo, utilização de atividades de aprendizagem variadas e facilidade na atualização do conteúdo. 

Além disso, com ele é possível realizar a integração com os dados do setor de Recursos Humanos, controle de participação dos colaboradores nos treinamentos, avisos e lembretes para manter os profissionais atualizados sobre cursos obrigatórios.

Por fim, nele você encontra relatórios com resultados dos treinamentos, aderência dos colaboradores e outras informações estratégicas, possibilita o modelo de acesso aos gerentes para a aprovação de materiais e outras decisões.

Qual a importância do LMS para o RH?

Não há dúvidas que os treinamentos corporativos se tornaram cada vez mais essenciais para o desenvolvimento estratégico das organizações. Porém, existem muitos desafios que as empresas precisam enfrentar e solucionar na educação corporativa, por exemplo, manter os alunos engajados. 

Além desses desafios, as empresas também precisam se adaptar às transformações digitais para que elas possam se manter relevantes neste atual mercado. Por isso, as plataformas LMS surgem como uma ótima solução para enfrentar todas essas barreiras.

Com um sistema de gestão de aprendizagem, é possível gerar experiências mais positivas durante os treinamentos. Isso acontece devido à interatividade proporcionada pelos recursos disponíveis e pela flexibilidade de horário que os alunos passam a ter. Eles podem ter acesso aos conteúdos em casa, no transporte, em viagens ou em qualquer outra situação que o aluno desejar.

Diante de tantos fatores, existe uma vantagem que é um dos principais motivadores para a implementação do LMS: a redução de custos financeiros. Esta tecnologia diminui os custos necessários para a realização de tantos treinamentos presenciais.

Quais são as vantagens de um LMS?

Afinal, será que vale mesmo a pena investir nesta tecnologia? Já vimos algumas vantagens até agora, mas separamos mais algumas para mostrar o quão eficiente esse tipo de plataforma pode ser para as empresas. Confira:

Agilidade

Com a utilização do LMS, torna- se muito mais fácil e ágil a criação de treinamentos. As funcionalidades permitem que diversos tipos de conteúdos (ebooks, vídeos, imagens, PDFs, áudios, etc.) sejam disponibilizados, facilitando a construção de todo o material e a utilização de conteúdos já existentes na Internet, que podem servir como apoio para as aulas. 

Tudo isso pode ser disponibilizado para uma grande quantidade de pessoas de forma sistematizada e com o acompanhamento personalizado de cada aluno, reduzindo o tempo gasto com todos os processos presenciais e com o acompanhamento manual.

Diagnóstico dos colaboradores

Outro benefício é o melhor controle sobre o diagnóstico dos colaboradores da empresa. Na plataforma, é possível fazer o acompanhamento dos profissionais, quais treinamentos eles já concluíram ou quais devem fazer ainda, resultados de avaliação e etc.

São inúmeros os dados que podem ser avaliados por meio da plataforma. Com isso, os gestores podem identificar os gaps que precisam ser preenchidos nas competências profissionais e até mesmo se basear nesses dados para fazer promoções. Afinal, é possível ter uma visão sobre os pontos fortes e fracos de cada profissional, avaliando também de forma geral como está o desenvolvimento de toda a equipe.

Escalabilidade

Uma das grandes vantagens da plataforma de gestão de aprendizagem é a possibilidade de poder treinar milhares de usuários em simultâneo. Diferente de um treinamento presencial, não há limites para o alcance de alunos. Além disso, o conteúdo pode ser reutilizado para futuros alunos sem depender da criação de um novo material.

Engajamento dos alunos

O desenvolvimento de competências realizado por meio dos treinamentos é um grande fator que contribui para o engajamento dos colaboradores. Afinal, eles estão sendo capacitados para ter progresso em suas carreiras e no seu espaço na organização. 

Porém, os processos de educação corporativa tradicionais podem ser cansativos e fazer com que o aluno não permaneça empenhado. Com o uso da plataforma, a flexibilidade e os diversos recursos disponíveis, contribuem para o engajamento dos alunos e, consequentemente, na realização de mais treinamentos para o desenvolvimento de suas competências.

Também vale lembrar que essa é uma ótima ferramenta para integrar novos funcionários por meio do onboarding, antes mesmo deles iniciarem seu primeiro dia na organização.

 

O desenvolvimento de competências realizado por meio dos treinamentos é um grande fator que contribui para o engajamento dos colaboradores. Afinal, eles estão sendo capacitados para ter progresso em suas carreiras e no seu espaço na organização. 

 

Porém, os processos de educação corporativa tradicionais normalmente costumam ser cansativos e isso pode fazer com que os alunos não permaneçam empenhados. Com o uso da plataforma, a flexibilidade e os diversos recursos disponíveis, contribuem para o engajamento dos alunos e, consequentemente, na realização de mais treinamentos para o desenvolvimento de suas competências.

 

Também vale lembrar que essa é uma ótima ferramenta para integrar novos funcionários por meio do onboarding, antes mesmo deles iniciarem seu primeiro dia na organização.

 

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre o que é a plataforma LMS, como ela realmente funciona, qual a importância do LMS para empresa e quais as vantagens de usar um.

Podemos notar como é essencial ter um bom programa para que um negócio consiga se destacar e fazer com que os seus funcionários cresçam na companhia. Além de trazer mais confiança, também diminui a rotatividade.

Como você viu, o sistema LMS é extremamente vantajoso para a organização, não só no sentido de motivar e engajar os funcionários, como também para otimizar o monitoramento do desempenho, contribuindo para a gestão de desempenho. 

Gostou das dicas? Fique de olho no Canal PME para entender mais sobre todos os principais temas do mercado e conhecer em primeira mão as novidades da MarketUP! 

Aproveite também para acessar o nosso site, conhecer mais sobre os nossos produtos e serviços e criar sua conta 100% gratuita no MarketUP.

Autor:

Nayara Bolognesi

Jornalista por formação e apaixonada por marketing digital. O meu interesse em gerar conteúdo significativo é o que me motiva. Tudo sempre com bastante informação, qualidade e uma pitada de publicidade.